29 abril 2005

Regresso...

... de férias retemperadoras.

Dez dias depois, Portugal parece-me na mesma. Acho que não se moveu um só milímetro.
Uma rápida passagem pelos jornais confirmam isso mesmo. O que me deixa na dúvida: 'Habemos' Governo?

Beijos e abraços. Voltarei com comentários em breve sobre o Brasil de hoje, um ou dois livros que recomendo e o que encontrei por cá.

26 abril 2005

Man....toooooooraaa

é o grito do momento.
mantorras, olé olé.
slb olé olé

este breve post é só para chatear o david diniz que deve estar agora com uma grande cachola...a chamada cacholona académica....ah ah!!!

15 abril 2005

Verde e branco

O meu Sporting está nas meias-finais da Taça UEFA.
Eu, que devia estar caladinho, tanto mal disse do treinador, não consigo resistir à felicidade. É isto que é ser humano: a razão só conta quando conta. Hoje é dia de coração. Verde e branco.

A Tradição ainda é o que era :)

(…) Era o Carvalhosa – que fora seu contemporâneo em Coimbra onde era conhecido pela sua porcaria e ilustre pelos seus vícios. Passava dias inteiros na cama e o cheiro do seu quarto estonteava. Agora era deputado, e os jornais celebravam a sua eloquência e citavam os seus trechos. (…)


(…) – Tenho muita honra, disse Reinaldo cumprimentado: tive o prazer de o ouvir na Câmara – eu vou muito à Câmara; ainda ontem lá estive.
– Interessa-se pela política? – começou Carvalhosa, brincando com os berloques do relógio.
– Não. É que fui acompanhar uma rapariga espanhola que estava com muita curiosidade. Há-de conhecer. É da – e falou-lhe ao ouvido. – A Lola, disse alto, a magrita.
– Ah, sim sim, disse Carvalhosa e afastaram-se, muito unidos, cochichando. (…)


EÇA DE QUEIROZ in “A Tragédia da Rua das Flores”

04 abril 2005

Loja dos 300

O Francisco resolveu dar azo à sua veia jacobina, atirando à Aura Miguel. Diz ele que a jornalista portuguesa que mais sabe sobre a Igreja Católica não é jornalista mas evangelizadora. Meu caro, seguindo o argumento, podia dizer-se que tu mesmo és socialista e não jornalista. Certo? É que uma coisa é o que ela opina, outra o que ela relata.

Quanto aos elogios a António Marujo, subscrevo integralmente. É um prazer ler as suas peças.

O Homem de Branco e o de Avental

Por muitos que custe aos jacobinos, este homem que mudou de nome aos 58 anos e que nessa altura nos passou a servir como Papa, marcou a diferença e demonstrou pela praxis o que é ser Homem.

Não há ninguém nos últimos 25-27 anos que se lhe compare.

Deve ser difícil aceitar, para alguns, que a Humanidade num único abraço chore o homem de branco e não um qualquer francês ou escocês de avental.

In memoriam K.W.

Não é tanto o texto que interessa, antes, como em qualquer poema, as emoções que provoca ou que reproduz. É de W.H.Auden. Os mais atentos recordar-se-ão de um funeral...desta vez sem casamentos.

"Stop all the clocks, cut off the telephone,
Prevent the dog from barking with a juicy bone,
Silence the pianos and with muffled drum
Bring out the coffin, let the mourners come.

Let aeroplanes circle moaning overhead
Scribbling on the sky the message He Is Dead,
Put crepe bows round the white necks of the public doves,
Let the traffic policemen wear black cotton gloves.

He was my North, my South, my East and West,
My working week and my Sunday rest,
My noon, my midnight, my talk, my song;
I thought that love would last for ever: I was wrong.

The stars are not wanted now: put out every one;
Pack up the moon and dismantle the sun;
Pour away the ocean and sweep up the wood.
For nothing now can ever come to any good"

03 abril 2005

Adeus meu Papa!

É com enorme pesar e simultânea alegria que vejo partir deste mundo o mais poderoso símbolo, carnalmente existente, da minha igreja. Quase toda a minha vida foi ele o rosto da instituição que tantas vezes ponho em causa mas à qual pertenço. Finalmente liberto do sofrimento da carne e das atrocidades dos homens, certamente estará agora num lugar melhor.

Foi com nojo e desprezo que constatei o uso do seu nome e da sua pessoa, como arma de arremesso nos discursos politizados e racionalistas de uns quantos monos com pernas nos últimos tempos da sua vida. Usado como símbolo do “contra” ou do “a favor” segundo as cores partidárias ou ideologias políticas, por pessoas que mais não vieram fazer ao mundo senão ocupar espaço, consumir recursos e quem sabe procriar (pelas quais nutro o maior desprezo).

Se existem porventura pessoas, como aliás se constata que sim, que vivem bem ausentes da dimensão poética da existência, relegando para o plano do desinteresse absoluto valores como a fé, a beleza, o imaginário ou mesmo a ficção, dou-lhes os meus parabéns. Parabéns porque existir dependendo apenas do factual, do concreto e de valores materiais e discursivos (sentindo assim grande prazer num uso excessivamente monótono do seu intelecto), é para mim uma imagem de pesadelo. Uma espécie de maldição em vida, almas penadas dentro de corpos em movimento. Dou os parabéns a todos os que têm uma existência tão cinzenta e desinteressante (assim como desinteressada de tudo o que directamente não lhes diga respeito), pois acho admirável que ainda não tenham dado um tiro nos cornos e acabado com as suas medonhas existências!

Eu sei que de alguma forma o meu Papa continua a existir, algures, numa outra forma de existência que por agora não compreendo, mas à qual um dia vou também pertencer.

O nosso Papa

Sua Santidade o Papa acabou o seu caminho entre nós.

"Não fiques triste na morte,como um pagão sem esperança", disse João Paulo II.
Que Deus o receba na mesma felicidade que teve em vida. E sem o sofrimento que nos fez sofrer na sua vida.

João Paulo II estará sempre entre nós.

01 abril 2005

Sua Santidade o Papa

Ouço, quase prostrado frente a uma televisão, tudo o que posso sobre o Papa, João Paulo II. É, para mim, das poucas homenagens que me resta fazer a Sua Santidade.

João Paulo II é um homem de paz, um homem de enorme fé, um homem de bem e de coragem. É o Papa de todos os católicos, de todos os continentes e até mesmo de muitos não católicos que depositaram nele, no homem e não tanto no Papa, uma enorme esperança de um mundo e de uma vida melhor.

O Pontificado de João Paulo II ficará, para mim - que praticamente só conheci este Papa - marcado como um grande exemplo. Aprendi o que era a fé com ele, aprendi o que era o mundo com ele, aprendi o que são os princípios da Igreja Católica através dele.

Por várias vezes estive perto da sua presença. Estive a caminho do Restelo, só para o ver, mas o destino tirou-me o autocarro do caminho; estive para ir a Roma, mas o destino voltou a não o permitir. Mesmo assim, a sua presença pelo mundo, transmitida na televisão, era, é e será suficiente. Sua Santidade o Papa João Paulo II acompanhou-me toda a vida pela televisão. Por isso, só por isso, estou-lhe grato. Por isso, só por isso, vou olhar para o outro lado sempre que o respeito que ele merece não for cumprido.

Que Deus proteja Sua Santidade, como ele merece.

O ponto do PEC

António Borges numa entrevista publicada hoje volta tudo do avesso e defende o velho Pacto de Estabilidade. Diz que a sua revisão é péssima para Portugal e a Europa, permitindo desleixo dos governos; acrescenta que o PEC não era estúpido, como é moda dizer, porque permitia flexibilidade suficiente, nomeadamente através de receitas extraordinárias que incentivavam a redução do património do Estado - libertando iniciativa para o sector privado.

São afirmações corajosas, as de António Borges, contra a maré de facilitismo tão protegida por quem manda na UE. Não é que importe muito, mas era este o ponto do PEC que os 25 destruíram na última cimeira. Passo a passo, a Europa continua o seu caminho dos últimos anos. É por isto que os bons líderes são fundamentais - para alertar, conduzir, rumar contra as marés. Sem eles, a Europa será apenas parte da história.