30 maio 2007

Pesos e medidas

Cavaco Silva subiu uma, uma só vez, um coqueiro. Foi notícia
Mário Soares subiu uma, uma só vez, para cima de uma tartaruga. Foi notícia.
Jardim subiu uma, uma só vez, para cima de um elefante. Foi notícia.
Sócrates corre em todas as visitas de Estado. Continua a ser notícia...

28 maio 2007

Dove me

Dove me not

Exclusivo Expresso: Ferro Rodrigues já foi primeiro-ministro

Expresso: Já começou a fazer o balanço sobre a sua vida à frente da CGTP? Já fez contas aos governos com quem lidou?
Carvalho da Silva: Não. Recordo apenas que, quando fui eleito coordenador da CGTP, o primeiro-ministro era Cavaco Silva. Depois foi Guterres, Ferro Rodrigues, Durão Barroso, Santana Lopes e José Sócrates. Já lá vão seis.

25 maio 2007

À atenção de Freud

Últimas 24 horas:
1. Santana chama nazi" ao líder do PSD, Marques Mendes.
2. Santana chama comandante de água seca ao número dois do PSD, Azevedo Soares.
3. Santana chama mariquinhas à presidente da mesa do Congresso do PSD, Ferreira Leite.
4. Santana chama mentiroso ao primeiro-ministro.
5. Santana chama incompetente ao candidato do PS à Câmara de Lisboa, António Costa.
6. Santana chama tendencioso ao ex-Presidente, Jorge Sampaio.
7. Santana...elogia Cavaco Silva.

24 maio 2007

22 maio 2007

Curiosas escolhas

Costa prefere o Faz Figura. Negrão é mais Chapitô.

21 maio 2007

Dou um doce a quem adivinhar de quem é este texto tão actual? Quem acertar também na data leva 2 doces... a resposta é dada amanhã neste mesmo espaço!

"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta. […]
Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados na vida íntima, descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira a falsificação, da violência ao roubo, donde provem que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro […]
Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do País. […]
A justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas;
Dois partidos […] sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes, […] vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se malgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar…"

Um país mais pobre

Há gaffes e gaffes. Esta, do primeiro-ministro, na cerimónia de atribuição da nacionalidade portuguesa a mais de 300 cidadãos, é uma senhora gaffe.

via Escola de Lavores

Direito à indignação

A Maddie desapareceu há 18 dias e é o aparato que se tem visto. Estas crianças não tiveram direito a uma Sky News nem a uma BBC em Portugal e quase não se ouviu falar delas. Como é que a PJ conduziu as investigações? O que é que aconteceu aos processos? Onde está a onda de solidariedade? E os minutos de silêncio? Há fenómenos mediáticos que não têm explicação. E a página da Judiciária está cheia de casos. As famílias destas crianças têm direito à indignação.

Sofia, desapareceu em 2004

Rui, desapareceu em 1999

Rui Pedro, desapareceu em 1998

Cláudia, desapareceu em 1994

Ana, data do desaparecimento não identificada

19 maio 2007

Pérolas da pré-campanha

"Ninguém melhor do que as mulheres, pelo papel que têm na vida familiar e na vida profissional, conhecem bem as necessidades de mudar esta cidade. Da necessidade dos seus equipamentos sociais, ritmos de funcionamento, das dificuldades do trânsito, porque têm aquela dificuldade de exercer dois full-times, nas 24 horas do dia que os homens podem repartir entre o trabalho e o lazer".

António Costa, sublinhando o facto de a sua lista ter 9 mulheres em 17 efectivos

Conclusão: põem-se mulheres nas listas para os homens poderem fazer declarações machistas à vontade.

ASAE e CDS em negociações

Com o regresso de Paulo Portas à liderança do CDS, voltou a sua estratégia de proximidade às populações. Já são várias as feiras e mercados que receberam a visita do novo líder do CDS. Todavia, devido à recente marcação deste território como terreno próprio da ASAE, o Insubmisso soube de fonte próxima do líder partidário, que estão a decorrer negociações entre as cúpulas das 2 instituições no sentido de acertarem agendas de modo a que acção de uns não interfira nas dos outros.

Ficou já acordado que os homens do CDS nunca usarão máscara, embora alguns tenham resistido a este ponto do acordo já que, como todos sabem, a máscara e o colete dos homens da ASAE confere aos utilizadores um ar másculo e sexy, algo que os dirigentes do CDS sabem que é essencial nas modernas performances pré-eleitorais. Seguiremos com atenção este processo, que promete apaixonar a opinião pública durante a silly season que, como concordarão, é a época por excelência do Paulo

18 maio 2007

Urbanidades

Depois de há uns anos termos conhecido o "arrastão" graças à praia de Carcavelos, ontem tivémos a oportunidade de conhecer o "abração" graças a Ascenso Simões.

17 maio 2007

Independente

Carmona avança para a candidatura com o apoio do PS na recolha de assinaturas. Estou a vender o que me venderam...

Terá Monteiro dito "independente"?

Manuel Monteiro candidata-se pelo PND a Lisboa e diz que "em vez de ter sido a Câmara a acabar com o Intendente foi o Intendente a acabar com a Câmara".
Eu posso ter ouvido mal, mas é impressão minha ou temos um candidato que chama às senhoras e senhores vereadores putas e drogados?

15 maio 2007

Oslo???

Aproxima-se a passos largos uma viagem a Oslo no final do mês. Tenho 4 dias naquela terra para preencher e conhecer. Para além daquilo que vem nos guias blablabla, será que alguém me pode dar dicas? Obviamente que não venham nos guias.... Agradece-se a ajuda nos comments.

14 maio 2007

No comments!

Manchete de hoje do Público:
Habitantes da Urgeiriça ainda vivem sob o espectro da contaminação radioactiva

11 maio 2007

Sugestão

Porque é que Carmona e Roseta não fazem uma coligação?

Os gajos são mesmo básicos

Está visto que, para além do sol e do calor, também o nevoeiro e a chuva fazem mal aos homens.
Onde é que o menino Rodrigo andava no Inverno?
Beijinho.

09 maio 2007

Tertúlia imaginada

Gostava de ter estado naquela noite à conversa com Boris Vian, Juliette Gréco, Miles Davis e Charlie Parker. Se não fosse por uns, seria pelos outros.

Amigos

"Se fosse preciso eu não te ver mais para que isso resultasse, dizia-te já hoje adeus "

frase do dia


as aves feridas escondem-se para morrer

amin maalouf

08 maio 2007

Pititi

Se é verdade que a felicidade perfeita é coisa de segundos na vida, é ainda mais que há segundos de felicidade que valem toda uma vida. Por mim, o momento (o primeiro de tantos) já chegou. Se Deus quiser, nasce em Novembro, da mulher perfeita. Fica, desde já, aquele sorriso.

se calhar vou ter que engolir o que disse

se manuela ferreira leite tiver um lapso de racionalidade e decidir aceitar o desafio que lhe foi lançado por Marques Mendes, vou ter, se calhar, que engolir as minhas tentativas de futurologia política.

07 maio 2007

Em França, tudo de novo

Confesso que cheguei a desejar a vitória de Segoléne Royal. Não durou muito, só mesmo até ao debate. Confesso que estive a segundos de escrever que estranhava não ver ninguém pelos blogues a exigir que também queria votar em França, como tantos fizeram, ardentemente, aquando das eleições nos EUA. Mudei de ideias, nos dois casos.
Segoléne é bonita e é mulher. Não é só mulher porque sim, é também na pose, no sorriso, no discurso. Não é como Thatcher, como Hilary, como Merkel. Acredito piamente que foi por isso que perdeu - porque a política não está preparada para uma senhora. Porque ela, a primeira, não percebeu que na política francesa era preciso mais do que isso - a França precisa de mais do que isso.
Gostei da campanha e, confesso, gostaria de ter votado. Para nós, é mais importante o que se passou por lá do que o que fica por cá. Nem Lisboa, nem Madeira, nem Sócrates. Nada. Os votos em França, pese embora o doce charme que se perde, ganhou uma dimensão nova.
Nunca a França tentou ir tão longe como hoje se propõe. Sarkosy tem nas mãos mais do que os destinos da França que jura amar. Tem também os destinos das almas de uma Europa que precisa de deixar de ser a velha Europa. Daquela que ou vai atrás do futuro, ou não sairá mais das amarras da Revolução.
Liberdade e Fraternidade? Esqueçam. A França vai atrás da prosperidade. E é agora ou nunca, para ela e para nós.

Jardim

Como antecipado pelo Insubmisso, Jardim ganhou com maioria avassaladora. No discurso de vitória, o líder madeirense agradeceu aos trabalhadores do partido. Será que se estava a referir aos funcionários do Governo Regional?

Independentes?

Cada líder partidário tem o/a independente que merece...Sócrates tem a UNI; Marques Mendes tem Carmona. Acho que, apesar de tudo, Marques Mendes tem mais sorte.

1 mês

06 maio 2007

há dias...

há dias em que revisitamos as crenças. há dias em que questionamos. há dias em que o vazio ocupa tanto espaço que empurra os nossos pensamentos para aquilo que não queremos esquecer. há dias em que sabemos que a vida poderia ter sido tão melhor. há dias em que acreditamos que nunca é tarde. há dias em que, mesmo que continue a não fazer sentido nenhum, respeitamos ainda mais as opções das pessoas que livre e responsavelmente escolheram. há dias em que nos apetece dar um salto a tantos sítios a que não podemos ir porque sabemos que as emoções nos vão afogar. há dias em que não há outra solução que não seja jogar PS2 até que os polegares sangrem. há dias...

Agronomia Campeão

76 anos de glórias imensas!...

mas no sábado dia 5 no Estadio Universitario de Lisboa, Agronomia tornou-se campeão nacional de rugby pela primeira vez na sua história. Peço desculpa de não dizer mais nada, mas estou sem voz por ter estado naquela fabulosa bancada verde e branca a gritar até as cordas se terem quase partido. Agro-Agro-Agro-no-mia!!! Todos os que lá jogaram sentiram este título como seu... este título também é meu.

04 maio 2007

sul-americanismo lisboeta

No campeonato paulista de futebol, houve em tempos um jogador que recusou ser substituído a meio do jogo, porque considerou que o treinador não tinha razão para efectuar a substituição. Consequências? Do jogador nunca mais se ouviu falar (deixou de ser fiável); o treinador nunca mais treinou nenhum clube (deixou de ser líder).

pais do amaral no jornal de negócios

entrevista muito interessante e com um toque de dorian gray. a frase "nasci numa família de "losers", é fantástica para explicar psicologicamente o incrível percurso de MPA e dá esperança a uma série de pessoas neste nosso pequeno país...sim, estava a pensar nos filhos da maioria dos empresários e políticos Portugueses. Pais do Amaral derrotou o pré-anunciado destino, desafiou o estabelecido e agarrou o seu futuro nas mãos. Esta atitude não é bem vista em Portugal, mas é boa, forte e correcta. Que maçada não haver mais exemplos destes.

03 maio 2007

E já agora...

... não percebo esta moda das declarações aos jornalistas sem direito a perguntas. Parece que pegou...

Eu é que sou a vítima

Não sei porquê, mas o discurso de Carmona Rodrigues fez-me lembrar tanto Santana Lopes...

SLB

Alguém me explica o que é que se passou de repente no balneário para todos decidirem estar magoados ao mesmo tempo?

É oficial

Não há nenhum Português na Liga dos Campeões.

02 maio 2007

futurologia política disfarçada de análise profunda

Marques Mendes acabou de perder a hipótese de discutir o cargo de primeiro-ministro de Portugal em 2009 com Sócrates. Porquê? Porque qualquer que seja o candidato que proponha para a CML, este vai perder as eleições intercalares. Na sequência disso, o partido não lhe vai perdoar e os barões vão-se movimentar, e assim, por alturas do final do verão, o PSD vai entrar em eleições internas.

Foge cão que te fazem barão? Para onde?! se me fazem Visconde!

E assim Marques Mendes morre pela sua própria língua...ainda que indirectamente. Mas isto é só futurologia...

01 maio 2007

"O trabalho liberta"


A frase de Paulo Portas durante a campanha eleitoral, na Madeira, reproduz a mensagem que está estampada na entrada no campo nazi de Auschwitz ( na foto). É, no mínimo, bastante infeliz. Não vi imagens, mas acredito que não tenha sido uma expressão ponderada. Saiu.
Portas não precisa do eleitorado do PNR para crescer, mas sim de conquistar o espaço que medeia o PSD de Mendes e o PS de Sócrates.
"O trabalho" bem pode "libertar" o espírito, mas nunca a memória...