18 junho 2008

Agora vou de férias

Volto dia 28, a tempo do Portugal-Espanha. Até já.

13 junho 2008

1.8 milhões de portugueses têm seguro de saúde

Ou os portugueses andam endinheirados ou andam a jogar pelo seguro. Qual das duas será?

A solução

...para o "não" irlandês deve ser irlandesa. A Europa já esperou demais, é tempo de seguir em frente. Que se dê início às duas velocidades.

Aqueles que eram os tristes argumentos do "Sim"


O "Não" venceu na Irlanda

Pior surdo é o que "Não" quer ouvir

Pues que no

A crise dos camionistas acabou. O Governo pôs-lhe fim em três dias, com custos para o orçamento (mesmo que não os mais onerosos) e sobretudo para a autoridade do Estado. Mas terá falhado Sócrates? Gostava honestamente de dizer que não, porque acho que nas mesmas circusntâncias seria difícil fazer melhor. Mas não posso. É que subsidiar empresas inviáveis para estas sobreviverem mais três, quatro meses, é a pior maneira de lidar com a crise. E ignorar que se está a violar a lei é a melhor maneira de pedir que venham outros fazer o mesmo.

10 junho 2008

Com nos preparámos para a bernarda (2)

Estava tentado a subscrever inteiramente o teu post, mas fiquei a pensar no problema e tenho que lhe fazer um acrescento. O caso, acho eu, é que o Governo de Sócrates nunca falou a verdade aos portugueses.

Sei, já sei que vais dizer "pareces a Ferreira Leite". Não sei se é o caso. De todo o modo, aqui fica a tese:

1. Sócrates chegou ao Governo e quis fazer o mesmo que Barroso com outro discurso. Ou seja, dramatizou o défice do Estado, pediu os mesmos (mais?) sacrifícios, aproveitou para fazer algumas mudanças importantes. Mas fez tudo isto prometendo, ao mesmo tempo, que faria a economia crescer cada vez mais, e sem nunca ter criado as condições para a reestruturação do aparelho produtivo nacional.

2. No fundo, Sócrates queria o que o ditado diz: "Sol na eira, chuva no nabal". O problema? É que, acreditando que o problema estava só no Estado e não nas suas próprias vidas, os portugueses seguiram em frente, como
é sempre mais fácil. Se estavam sobre-endividados, mais ficaram. Se trabalhavam pouco, pouco continuaram a trabalhar.

3. Hoje, nas ruas, encontramos todos a protestar contra o Governo. O que eu quero dizer é que, se tens razão nos três porquinhos, faltou-te dizer qual deles representa os portugueses de hoje e destes anos. Eu acho que nenhum. Mais perto deles, só mesmo a cigarra do costume.

09 junho 2008

Como nos preparámos para a bernarda?

Se este Governo fosse um dos três porquinhos seria o do meio. Aquele que construiu a casa em madeira (teve mais trabalho do que o que a fez de palha e menos do que o outro irmão, que optou pelo cimento). Até trabalhou na consolidação das contas públicas, no acertar do passo nas reformas mas começou a ir para a praia com o sol de Março...

08 junho 2008

04 junho 2008

Declaração de interesses


Eu gosto do Scolari, do Nuno Gomes e até do Raúl Meireles. Para mim, a bola é nossa. E dia 11 lá estarei, a apoiar a malta.
Quanto ao Mourinho, também gosto. Só tenho pena que não esteja na selecção, mesmo a falar italiano.

03 junho 2008

Um deslumbrado

Mourinho hoje recusou falar em português na sua primeira conferência imprensa como treinador do Inter. É parolo demais para ser verdade...