09 julho 2008

Como está a nação?


Por comparação com os três últimos exercícios, os três últimos anos de Governo socialista eu diria que pior:
1. Pior do ponto de vista da economia: com mais desemprego, menos poder de compra e mais endividamento.
2. Pior do ponto de vista social: com mais portugueses a viverem na dependência do Estado e mais portugueses a viverem abaixo de limiares minimamente aceitáveis.
3. Pior do ponto de vista político: com a sociedade civil a dizer que o Governo está menos reformista e mais eleitoralista, e alguns sinais de tensão nas relações institucionais entre o Presidente da República e o primeiro-ministro principalmente no que diz respeito à definição dos grandes investimentos do Estado. Sócrates não tem a vida facilitada e os portugueses de férias ou prestes a irem de férias estão naturalmente mais desanimados.
O Governo tem méritos, no entanto. Alcançou o défice mais baixo da democracia portuguesa ( à custa dos porutgueses, é verdade, mas os portugueses sempre cá estiveram e ele nunca tinha sido alcançado), iniciou reformas na Saúde, educação e, acima de tudo, na Segurança Social que estava há três anos numa situação de pré-rotura.
Sócrates no Parlamento tudo fará para sublinhar o rumo e determinação que tem em continuar a conduzir o país. Resta saber se dentro de um ano e meio, no inferno do calendário de três eleições, os portugueses lhe voltam a reconhecer por maioria o mérito de timoneiro. Diria que é muito difícil.

Sem comentários: