19 dezembro 2008

Ponto de situação, para enquadrar conversas futuras

1. O Governo não esperava a crise que agora chegou. Se bem me lembro, começou o ano a dizer que tinha a crise arrumada e as contas feitas. Em Abril, para cúmulo, baixou o IVA um ponto. Foi avisado por muitos de que podia ser um erro e não ouviu. Foi o que se chama deitar dinheiro à rua. Agora, resta-lhe fazer o que está a fazer - e está a fazê-lo bem, dentro do possível. Mas gastou tanto dinheiro mal gasto entretanto, que não lhe resta, em 2009, como ter mais para investir caso a crise bata forte. E não é preciso ser bruxo para prever que isso vai acontecer. Essa é a maior culpa de Sócrates: não como reagiu, não por ter provocado a crise. Mas porque não soube ler os sinais de tempestade. Agora arrisca-se a navegar à deriva.

2. Manuela Ferreira Leite é um caso difícil de perceber. Tinha tudo para ser a líder de que o país precisava, para se recompor do que aí vem. As propostas que fez a tempo, ainda em cima do Orçamento, mostravam acerto e prudência. O discurso prometia rigor e transparência. A palavra mostrava pouca vontade de disfarçar o erro ou a ilusão. Em poucos meses, porém, conseguiu baralhar os menos cépticos. Esqueceu-se de falar durante mês e meio, atirou aos imigrantes e aos homossexuais, ironizou em falso sobre ditaduras, chamou Santana Lopes, errou nos tempos e nem se lembrou de explicar que muito do que já propôs, o Governo recuperou meses depois. Pior ainda, consegue acabar o ano numa confusão com os deputados que não só nada beneficia o partido, como acaba a prejudicar o Presidente da República (permitindo a quebra de disciplina de voto a dois deputados dos Açores que permitem a aprovação do Estatuto dos Açores). O ano só vai começar agora, mas para Ferreira Leite começa cedo demais.

3. À esquerda, é a loucura. Fascinados com a crise económica, os bardos acreditam que o capitalismo acabou, que a direita entrou em crise. Perdoe-lhes Deus, que não sabem o que que dizem. Esperam talvez um novo socialismo, chamam pelo Estado grande, pedem o fim dos banqueiros e apontam ao Estado social eouropeu como caminho único. Em suma, acreditam que o dinheiro cai do céu, como nos desenhos animados, e que Deus faz milagres diariamente. Animados pelo debate, Alegre e Louçã juntam-se na Aula Magna, Jerónimo mobiliza as massas, a la esquerda pede um debate para que o PS recupere o rumo. No meio da loucura, Sócrates parece um médico no meio do manicómio. E agradece a animação, para se mostrar ao centro. Para já, e no meio da tornenta, vale-lhe o caos à esquerda e à direita (vale a pena lembrar o CDS?) para manter viva a chama.

4. Depois, resta Cavaco. Depois de muito ter dominado o xadrez político, o Presidente aparece no meio de uma dispensável disputa política. Com o estatuto dos Açores, não teve como evitar a entrada num jogo que não era conveniente a ninguém. E ontem viu-se derrotado no Parlamento, sem que tenha muitas armas para voltar a jogo. Antes, tentou libertar-se de um outro jogo, mais perigoso, onde se sentiu envolvido: o do BPN, com meio mundo a deitar cinzas para cima do seu currículo, mesmo que por interpostas pessoas. Mais do que Cavaco, perdeu o país. O Presidente arriscou-se a sair do papel central de mediador, que tanto ajudou o país a manter uma certa normalidade nos últimos anos. Da sua capacidade de sair deste jogo por cima dependerá muito do que vai acontecer. Sobretudo depois de Outubro - quando as cartas estiverem em cima da mesa, viradas para cima.

1 comentário:

Ana Alves disse...

O FCC09 apresenta o primeiro Encontro Nacional de Bloggers de Cultura e/ou Criatividade!!
Este evento, a realizar no dia 08 de Fevereiro de 2009, inserido nas actividades do FCC09 tem por objectivo, reunir a comunidade de criadores de blogues, relacionados com as áreas do Património, Museus, Arte, Cultura e Indústrias Criativas, e criar um espaço informal de debate, discussão e partilha de ideias e experiências.
O registo como Blogger pode ser feito no nosso site, em Escreva-nos/Registo, e dá direito a um "Pass Blogger", que permite a entrada gratuita em todos os dias do TEMPUS e da CONCEPTA.
Para efectuar o registo como Blogger, deverá possuir um Blogue na área da Cultura ou Criatividade e nele introduzir uma referência ao FCC09 e um link para o nosso site (www.inovaforum.org).