28 junho 2006

Os sofredores

Andamos por cá eufóricos com a vitória sobre a Holanda. Tratamos os jogadores por "heróis", ou "gloriosos da batalha de Nuremberga", falamos deles como se o seu destino naquele jogo fosse, para nós, mais do que uma final, mais do que uma Aljubarrota.

Já no Euro, o espírito foi o mesmo. Ficámos tristes por perder a final com a Grécia, mas a nossa final, aquela a sério, foi o jogo com a Inglaterra. Aí, o jogo teve mais de duas horas, alguns golos, e emoção até ao fim. Ganhar, para nós - portugueses de gema - não é simplemente ganhar. É ganhar na marra, se possível depois de estar a perder e dar a volta ao resultado. Ou, como domingo, ficar com menos um jogador e ficar a defender a vantagem até ao último minuto.

Ganhar é isto. Ou alguém se lembrava que, no Euro, tínhamos ganho à Holanda na semi-final, num jogo chato, onde a vitória foi fácil e não contestada?

Estes jogos da bola mostram, enfim, o país que somos, o povo que temos nas veias. Hoje, passou-me pela cabeça uma imagem boa para esta malta: lembram-se do 1,2,3 - o concurso? Na segunda edição, havia sempre um casal, metido num gabinete fechado, que sabia onde estava o prémio mais alto, mas só o podia ganhar se os concorrentes que estavam lá no palco, a negociar com Carlos Cruz, acertassem no palpite. A esse casal, o programa chamava "os sofredores". Os sofredores somos nós.

4 comentários:

MBA disse...

Pois, a malta gosta mesmo é de sofrer. Ainda ontem me arrepiei com o resumo do Inglaterra-Portugal de 2004. Dois anos depois e o pessoal ainda sente o coração a bater mais depressa quando vê o Postiga a marcar um penalti à figura do guarda-redes, com a bola a 10kms por hora...
Nascemos para sofrer, claramente!!

Anónimo disse...

Grande prosa. ‘Assim como o poeta, só é bem grande se sofrer’, também nós temos queda para o sofrimento, seja nas histórias de amor ou num simples jogo de futebol.

Anónimo disse...

OK, mas a preparação psicológica também é importante (ver em http://novomundo.blog.pt/848721/).

catarina disse...

Caro David,
sofredores...pois, sou mais uma. experimente vê-los, aos jogos, claro,no meio de gregos roídos de inveja por não estarem lá tb e com uns Ingleses à mistura a fazerem força em sentido contrário!

Há gente masoquista...