02 agosto 2007

Sobre Mendes

O Paulo Gorjão resolveu identificar os momentos populistas de Luís Filipe Menezes, tarefa que o preencherá pelo mês de Agosto. Mas, caro Paulo, será que igual lista não poderia ser feita sobre Marques Mendes?

Bem sei - e serei dos poucos a reconhecê-lo - que Mendes conseguiu algumas vitórias importantes na oposição. Não, não estou a falar das autárquicas e presidenciais (dessas já todos falaram). Mas da reversão do Governo na Ota, que Mendes foi o primeiro a polemizar, ou das críticas à claustrofobia democrática da maioria socialista, que agora até Manuel Alegre levanta.

O problema com MM é que, para ele, tudo é táctica. No pensamento mendista, por outro lado, não há país. Rectifico: há país, sempre que o país se levanta em manifestações contra o Governo.

Pois é, caro Paulo, sugiro-lhe que faça um levantamento do populismo mendista. Começe nos apoios às manifestações sindicais, passe pelo processo da licenciatura de Sócrates, continue na descida de impostos e acabe no silêncio aterrador sobre o santanismo (a que foi obrigado, aliás, para conquistar o congresso que o elegeu líder - apesar de tudo o que tinha dito antes). Para acabar, pode ver o que tem sido discutido nas sessões sobre o programa do PSD. Cozinhe tudo, deite uma pitada de sal e verá que bem que sabe o socratismo.

P.S. Já agora, não sou PS, não sou PSD (embora seja claramente de direita, como todos sabem), não votaria em Mendes nem em Menezes. Acho tudo muuuito fraquinho para ser verdade.

Sem comentários: