30 abril 2008

O dia em que a vanguarda foi longe demais

O líder comunista já tinha ameaçado com um pedido de mobilização para uma greve geral para contestar a revisão do Código do Trabalho, mas ontem resolveu subir a fasquia e propôr uma moção de censura ao Governo, com esse motivo no centro da argumentação.
Em circunstâncias normais, dir-se-ia que a luta de Jerónimo o tinha que o levar aqui. Percebe-se, até, que a defesa dos trabalhadores (no conceito comunista de “defesa” e de “trabalhadores”) teria que ter como consequência a mais forte das batalhas políticas - uma censura no Parlamento.
Mas, desta vez, algumas batalhas (e vitórias) depois, o líder comunista levou longe demais o conceito de vanguarda. É que anunciando já uma moção de censura, e marcando-a para a próxima semana, o PCP antecipa-se à própria discussão do Código de Trabalho, sem sequer esperar pelas medidas (e pelos recuos) dos socialistas nesta matéria.
Pior ainda: em plena crise do PSD, tudo o que Sócrates mais poderia desejar era uma guerra com a esquerda, para mostrar que as reformas seguem caminho. Ontem, para ser justo, Sócrates só podia ter tido uma palavra para Jerónimo: “Obrigado”.

29 abril 2008

Carta de Bruxelas ao eng. Sócrates

"Portugal deverá completar, em 2008, o terceiro ano consecutivo de variação negativa dos salários reais por trabalhador. As contas são feitas pela Comissão Europeia e, a confirmarem-se, representam o período mais longo de perda do poder de compra dos assalariados portugueses durante as últimas três décadas."

Carta do comendador ao eng. Sócrates

"Não tenhamos ilusões, que serão perigosas, tendo em conta o futuro próximo: Portugal não vai escapar à crise que afecta a União Europeia. A culpa não é do Governo - é preciso que se diga, em abono da verdade -, é da conjuntura ocidental e mesmo mundial. A redução do deficit foi importante. Era necessário ser feita. Mas a conjuntura económica europeia é-nos adversa. Devemos compreendê-lo e fazer-lhe face. Com coragem, lucidez e sem quebra dos princípios éticos, que nos devem reger."
Mário Soares, Diário de Notícias

28 abril 2008

O país está preparado para a verdade?


A candidata Manuela Ferreira Leite lança-se hoje no mais difícil palco político do país: ser candidata à liderança de um PSD feito em cacos, a ano e meio de legislativas onde terá que correr contra José Sócrates e uma inédita maioria absoluta socialista.
A entrada de Ferreira Leite pode, porém, ser o primeiro grande teste à qualidade da democracia portuguesa. Antes do mais, percebendo até que ponto uma mulher que defende políticas impopulares pode seguir essa defesa em público, ir a votos com essas mesmas ideias - dentro e fora do partido. Depois, e em caso positivo, tentar perceber se uns e outros (no PSD e fora dele) estão preparados para isso - se estão preparados para a verdade, nua e crua, de um país que está longe dos melhores dias e que vai ter que sofrer para voltar a eles.

A propósito: não foi o presidente da República que pediu aos políticos que parassem de vender ilusões?


E se o Papa morre?

O Público de hoje dedica 3/4 da sua primeira página a uma entrevista com António Cunha Vaz, quatro páginas do P2 e coloca um filme no site do jornal com 4 minutos e 5 segundos da mesma entrevista. Critérios não se discutem. Mas...e se o Papa morre, o que farão?

25 abril 2008

Os dois quebra-cabeças de Ferreira Leite

“A renovação é para levar a sério” argumentou Ferreira Leite há apenas seis meses para recusar ser presidente da mesa do Congresso do PSD. O que mudou, então, no último semestre? A confirmação do óbvio: Menezes não sabia o que fazer ou por onde ir (porque nem tudo se resolve à bomba) e, tudo o resto, está entre o vazio e o deserto. Quem sabe não quer, quem quer não sabe. É triste mas é verdade. Neste momento o PSD não passa de uma família de classe média-baixa, falida (de ideias e rumo) que recorre à matriarca para pagar as contas. Aqui chegados o problema de Ferreira Leite não é o mal-estar que causará a Cavaco e, por tabela, a Sócrates por ser a fiel confidente do Presidente. A questão não se coloca. Cavaco é experiente e politicamente calejado e Sócrates não quer guerras com Belém antes de 2009. A candidata a líder do PSD tem outros dois quebras-cabeças por resolver. Primeiro, o mais difícil: vencer as eleições. A máquina está tomada e os ventos não são favoráveis. Segundo, ter a capacidade de impor um destino, com menos protagonismo na passarela e mais suor e carne assada. A idade? Só conta se os resultados forem maus...
Diário Económico, 23 Abril

Mas é mais do que evidente que o discurso de hoje do Presidente da República focando a necessidade de atrair mais jovens para a política não ajudou. McCain pode lá chegar aos 72 e, em 1940, Churchill chegou lá aos 65. Mas que a idade será um issue das directas, será.

24 abril 2008

Os candidatos (III)

Conheci Passos Coelho há uma dezena de anos. Já então tinha vincadas fortes opiniões políticas, distintas até do projecto de Marcelo ou - depois - do de Marques Mendes. Tem experiência política, boa presença. Teve a força para terminar um curso, de sair do mundo político durante anos. Não depende do salário político, o que é a base para um futuro promissor. Mas tudo isto não chega, ainda. Pedro Passos Coelho é um líder do presente que precisa de um tempinho para ser forte - como Aznar teve em Espanha, para não irmos mais longe. Acontece que o país não tem um González à frente, nem perspectivas de um futuro risonho. Se continuar a ter a prudência que até aqui mostrou e - sobretudo - se souber rodear-se dos melhores e apenas deles, será sempre alguém com quem o país pode vir a contar. Assim saiba preparar um projecto, com pés e cabeça.

Os candidatos (II)

Pedro Santana Lopes reaparece para o tira-teimas. Desde o fatídico 2004 que tem uma conta a ajustar com o partido que o aceitou, em parte, sem qualquer gosto. Santana acredita até que foi essa parte do seu PSD que o tirou do lugar que lhe perteceu porque Barroso assim o quis. Aqui reside a razão de Santana: se há contas a ajustar no partido este é o momento. O ponto forte da sua candidatura é inegavelmente este: entra na corrida porque acha que foi injustiçado e porque acredita que vale mais do que o que ficou daqueles seis meses. Mais ainda, acredita que a sua ideia de país pode ter sucesso.
Eu, que tenho simpatia pelo homem e nenhuma pelo seu projecto, valorizo o acto. E acho que não só ele merece a oportunidade, como merecia mais dos amigos de Menezes que agora vêm declarar apoio a Passos Coelho.É a prova que em política poucos são os que podem contar com amigos. O que diz muito sobre a política e os políticos que temos.

Os candidatos (I)

Manuela Ferreira Leite aceita com 68 anos um desafio que poucos aceitariam. Melhor dizer, uma missão. Tem, a meu ver, as melhores condições para ser presidente do partido, começando no sentido de Estado, na convicção, na ideia do que deve ser um partido sério num país sério. O seu currículo é dificilmente rebatível, a força da sua argumentação vem da verdade, palavra que poucos usam nos dias que correm. Terá, porém, um problema por resolver: é que quem tem 68 anos de idade e resolve aparecer porque mais ninguém havia deve dizer, à partida e de forma clara, se quer se primeira-ministra e por quanto tempo.

21 abril 2008

a propos

grande infográfico hoje no DE sobre a história dos partidos portugueses. Pertinente e claro. Só faltou uma coisa: que os percursos da liderança fossem apresentados em modo comparado, para vermos quem se cruzou com quem na liderança do quê!

Manuela Ferreira Leite avança para a liderança (fonte:SIC)

Agora é que vamos ver quem é que manda no PSD: as elites,as bases, as elites das bases ou as bases das elites? Será este o final de um partido ou a "fenixização" do mesmo? Será que o(a) 16ºª presidente do PSD fará ressurgir os momentos vencedores de firmeza política e riqueza ideológica ou fará acentuar o desvario político e o vazio ideológico em que o partido caiu nos ultimos anos?

19 abril 2008

Caíram que nem uns patinhos...

Patinha Antão está a ser "instado por algumas pessoas" a candidatar-se à liderança do PSD. Parece que são dois primos em segundo grau (pelo lado da avô materna) que vivem no Canadá. Apostaram numa noite de copos com os amigos que conseguiam meter o primo nas notícias da RTP-Internacional. E, os outros, caíram que nem uns patinhos...

18 abril 2008

Que sujeito inoportuno...

E eu hoje com tanta coisa para escrever e o homem tinha que me estragar a agenda e a atenção dos milhares de leitores do insubmisso. Que sujeito inoportuno...até nisto ele é inconveniente.

Há coisas fantásticas, não há?

Luís Filipe Menezes anuncia eleições directas e, no mesmo minuto, diz que não está na corrida. Horas depois recusa-se a dizer que não estará na corrida. Resta às pessoas sérias um mês para criar um candidato. Pensem assim: Cavaco precisou de menos em 1985.

16 abril 2008

dúvida metafísica




será que um funcionário da google usa o messenger? será que um funcionário da microsoft tem um gmail?

António Costa na Lusa

Sol encoberto com nuvens baixas e carregadas,com forte probabilidade de aguaceiros nas zonas altas a norte e a sul do Mondego.Vento moderado a forte de sul sudoeste.

Ao seu melhor estilo, Pinto da Costa dixit

"Na verdade, estava a caminho das urgências[do Hospital da Luz], quando passei pela morgue e vi que lá estava grande parte do Benfica. Aí, melhorei e vim embora", disse Pinto da Costa ao site do semanário "Sol"".

15 abril 2008

Regressámos ao PREC

"Quem não sabe governar a sua casa jamais poderá governar o país". Mário Soares teve a cara-de-pau de o dizer, há perto de 30 anos, quando Francisco Sá Carneiro saiu de casa e vivia em união de facto com Snu Abecassis. Era então primeiro-ministro. Hoje, isto, seria absolutamente inimaginável. Graças a Deus, porque somos um país melhor, mais evoluído, mais democrático e crescidinho. Até há dias, quando o PSD decidiu brindar-nos com uma loucura vinda do PREC. Primeiro foi Rui Gomes da Silva. Seguiu-se Ribau Esteves. Aqui quem cala consente. E quem consente vai dar-se muito mal. Fernanda Câncio tem razão. Marcelo resumiu-o: "É abaixo de cão".

a FHM e a Bwin fazem grandes festas

Ribau Esteves e Gomes da Silva

Afinal a indecência e a decadência têm rosto e como seria de esperar é feio, cobarde e mesquinho!

Fernanda Câncio a ser criticada (coisa que não considero aceitável), merecia sê-lo por alguém com nível. Paciência Fernanda!

O caso Coelho/Mota-Engil à distância

Analiso em retrospect a situação do ex-quadratura e imagino as reacções se:
- Tavares Moreira fosse convidado para Governador do Banco de Portugal;
- Chalana fosse convidado para seleccionador nacional;
- Santana Lopes fosse novamente candidato a PM.

Não ponho em causa a seriedade e a bondade de Jorge Coelho, cuja frontalidade e carácter político têm sido por demais evidentes. Mas confesso que me questiono como é que um Ex-Ministro das Obras Publicas que se demitiu assumindo a sua responsabilidade política por um grave acidente (falhas técnica e política), e que foi o causador, ainda que indirecto, da queda do Governo Guterres (falha política), é convidado para dirigir a maior empresa Portuguesa de...obras públicas. Ele há coisas fantásticas não há?

Relativismos...

Leio Dias Loureiro e pasmo:

"não vejo que o Jorge Coelho deva deixar sobrepor a ética de outros à sua própria ética" (Dias Loureiro ao CM de 12.04.2008)

Pois é! A ética de cada um é sempre melhor que a dos outros!?

Quando se tem esta consciência moral é grave; quando se verbaliza este pensamento, mais grave se torna; quando se é "uma das reservas morais" de um partido de governo, torna-se gravíssimo. Mas afinal de contas, estamos em Portugal onde tudo se aceita com bonomia e amoralidade.

14 abril 2008

Life would be so easier!! For sure!! by Woody Allen

In my next life I want to live my life backwards. You Start out dead and get that out of the way. Then you wake up in an old people's home feeling better every day. You get kicked out for being too healthy, go collect your pension, and then when you start work, you get a gold watch and a party on your first day. You work for 40 years until you're young enough to enjoy your retirement. You party, drink alcohol, and are generally promiscuous, then you are ready for high school. You then go to primary school, you become a kid, you play. You have no responsibilities, you become a baby until you are born. And then you spend your last 9 months floating in luxurious spa like conditions with central heating and room service on tap, larger quarters every day and then Voila! You finish off as an orgasm! I rest my case.



Woody Allen

12 abril 2008

Expresso

Pela primeira vez em muitos meses não comprei.

Desisti de ter esperança que o pasquim tenha substância.

De hoje em diante o único expresso que vou comprar é o que está na imagem!

11 abril 2008

Conversas Unicer

Lá estive eu ontem na Central de Cervejas, perdão, na Central Tejo convidado por uma empresa de Cervejas, ouvir falar de blogs corporativos e tal e tal e bla bla.

Grandes conclusões daquela sessão (cujos cadeirões tinham conforto à Nikki Beach):
1-Gostei muito e sempre que me convidarem lá estarei;
2-O Paulo Querido afinal gosta da Microsoft;
3-O Luis Paixão Martins continua com um riso de encher a sala, mesmo aquela;
4-O Pires de Lima passa pelas brasas nas partes da palestra em que vale a pena passar(até aqui ele é eficaz e eficiente);
5-O José Manuel Costa está com uma melena surreal própria de um qualquer Duran Duran;
6-A UNICER devia perceber mais de blogosfera, e arrisca-se a perder o comboio para a concorrência. (Esqueçam esta última reflexão. Como a comunicação da CentralCer está entregue à Cunha Vaz não há perigo da concorrência chegar a lado algum primeiro!).

10 abril 2008

Suspensa para melhor oportunidade

Leio e mal acredito. A ministra da Educação resolveu propor oito novas alíneas aos sindicatos para melhorar a avaliação dos professores, incluindo uma que faz com que a primeira avaliação, se for negativa, não sirva para nada. Na prática o Governo acaba de suspender a avaliação - que, este ano, passa a ter validade zero. O recuo parece disparatado por tudo. Porque é duvidoso que faça parar a contestação. E porque deixa em stand by um princípio realmente virtuoso.

FMI

Menos crecimento, uma crise ainda longe do fim, Portugal com menos crescimento. O FMI não foi optimista e o Governo não gostou. O PS até disse que as previsões do Banco de Portugal são mais credíveis - esqueceu-se apenas que o próprio Constâncio já disse que vai rever em baixas as suas próprias previsões de crescimento. Os tempos que aí vêm, garanto-vos, não serão fáceis para um país (ainda) com défice a mais, endividamento a deitar por fora e pouco juizo pela parte de quem manda.

Constituintes

O presidente da República foi ao Tribunal Constitucional dar mais uma facadinha no amigo Menezes. Disse Cavaco que o TC é à prova de crítica e que o nosso modelo constitucional não deve ser alterado. Foi você que pediu uma revisão constitucional?