25 setembro 2008

Sócrates e os mercados

Não sei onde e em que contexto António Borges terá elogiado o 'subprime' como hoje acusou o primeiro-ministro no Parlamento. Sei que António Borges não deixa os elogios só para os outros. Bem pelo contrário! Mas tenho a certeza de que a frase do ex-presidente da INSEAD, ex-vice-governador do Banco de Portugal, ex-vice-presidente do Goldman Sachs, presidente do Hedge Fund Standards Organization, PHd por Standford, ex-administrador do City Bank, actual administrador da Fundação Champalimaud terá, de alguma maneira, sido descontextualizada. Disso estou certo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Não estejas tão certo. A frase do AB não foi descontextualizada. Ele disse mesmo que o 'subprime' é um segmento de mercado "bom" e que o rebentamento da bolha especulativa é uma coisa "boa". Procura no arquivo do Diário Económico. Foi numa conferência do DE/Banco Best, no ano passado.

FT disse...

A mim dizem-me que foi numa aula e que está descontextualizada, enfim. Tanto faz. É pouco sério quando o mundo se depara com uma crise deste tamanho o primeiro-ministro que assume (e bem) que anda a aprender o que é o short-selling vem agora atacar um dos melhores quadros do país nesta área. É como hoje, a propósito do acordo do Governo com a empresa do Magalhães sem qualquer concurso público, alguém ir buscar a frase de Sócrates na entrevista que deu à única (era ainda candidato a líder do PS) em que condenava o insultuoso ordenado do então director-gereal de impostos Paulo Macedo. Seria pouco sério, diria....

Anónimo disse...

DE 27.11.07 - Subprime: "O pânico que se espalhou no mercado é a raiz dos problemas"

António Borges, presidente da Goldman Sachs, considera que o "subprime" não é a crise mas sim o factor que desencadeou a crise nos mercados financeiros a nível mundial.

(Ao falar hoje durante a conferência 'Mercados Financeiros Outlook 2008' promovida pelo Diário Económico em parceria com o banco Best)


DE 09.05.08 - António Borges diz que o 'subprime' é das melhores inovações da actualidade

O economista António Borges afirmou ontem à noite que o crédito à habitação de alto risco (denominado habitualmente de 'subprime') é "uma das melhores inovações dos últimos anos", contrariando assim a percepção actual de que este tipo de práticas são pouco recomendáveis e que levaram directamente à actual crise financeira.

Ao falar durante um jantar-debate promovido pela Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial, na Fundação Cupertino de Miranda, e citado pela agência Lusa, António Borges disse que não concorda com as vozes que tecem duras críticas às práticas do crédito à habitação de alto risco, uma vez que consideram que este produto "permitiu o acesso à habitação de muitas pessoas" que se veriam impossibilitadas de comprar casa de outro modo.

FT disse...

Afinal não foi apenas numa aula que António Borges o disse. Parece que a resposta chegará em artigo de opinião. Aguardo a explicação do próprio para formalizar opinião. Com uma certeza: citação de frases avulsas é perigoso...