12 setembro 2007

Os Nossos Lobos



Os Lobos vão perder no próximo dia 15 contra os All Blacks. Mas não é disso que trata esta posta.

De repente, o mundo Português, descobriu o rugby. Descobriu a nossa selecção nacional. Descobriu que os nossos jogadores são patriotas, corajosos, bravos, tecnicamente correctos, funcionam em equipa, batem-se com todas as forças que têm. Agigantam-se e nunca viram a cara. São de uma educação extraordinária. Sentem-se orgulhosos dos desafios que têm pela frente, dão tudo o que têm em cada jogada que fazem.

Aquilo que me incomoda são os técnicos de pacotilha e de bancada que comentam aquilo que é uma nobre jornada nacional, como se estivessem a comer tremoço e a beber uma 'jeca.

Aquilo que me incomoda é que as pessoas se admirem que uma equipa nacional seja assim: elegante, educada, combativa, patriótica, quase heróica, sem se amedrontar com adamastores.

Aquilo que me admira é que "cada um de nós nas suas tarefas diárias não seja assim", e se arraste pelas vidas pessoal e profissional com espírito de funcionário público à espera de picar o ponto.

Joguei rugby durante 10 anos da minha vida. Ganhei valores. Ganhei amigos. Reforcei o meu caminho moral. Aprendi muito. Venham os All Blacks e os Wallabies deste mundo...posso saber antecipadamente que será difícil ganhar mas nunca viro a cara à luta...sempre com respeito, sempre com valores, sempre com princípios, sempre com vontade de me superar. A Vida não é superar os outros...é superarmo-nos a nós próprios.

Dito isto, eu quero lá saber se vamos perder por 100 ou 120 com a NZ. O que eu quero é que eles honrem Portugal e o desporto que praticam.

Sem medo..."só se pára lá dentro, malta!"

3 comentários:

Anónimo disse...

elegantes...educados...!?!?

Anónimo disse...

elegantes? pronto OK, o joão correia é feio como às portas (atenção eu não disse como o portas, tem o nariz partido e pesa 130 kilos.

Quanto à educação, e parafraseando o Eça, "por vezes um cavalheiro tem que umbelicar uns meliantes para se manter um cavalheiro"

António Mira

Anónimo disse...

Fiéis ao Romance, Cruzaremos Rotas Sem Fim!
Ai! São giros os meninos!