13 dezembro 2007

Razões essenciais para não haver referendo ao Tratado de Lisboa

1. Com a desistência da Polónia e também da Dinamarca, fazer um referendo em Portugal seria uma provocação ao nível europeu. Se o negócio para a Europa voltar aos carris foi não haver referendos, o mínimo que Portugal pode fazer é cumprir o acordo. Seja ele formal ou não.

2. Mesmo tendo em conta que Portugal tenha que consultar os portugueses sobre a Europa, um Tratado não é o motivo certo para o fazer. Pergunte-se sobre o processo de integração, se querem uma discussão séria sobre os prós e contras da Europa.

3. Os deputados portugueses foram eleitos democraticamente. Colocar em causa a sua legitimidade é colocar em causa a democracia. Se 80% dos deputados eleitos são pró-europeus, isso não vale de nada?

4. A discussão da Europa não pode ser feita sob pretextos. Deve ser feita continuamente.

5.Um 'não' em Portugal colocaria em causa todo o processo europeu. Agora pergunto eu: por que vale mais o nosso voto do que qualquer outro? Será que Portugal gostaria de ver travada a Europa porque o povo do Chipre vota não?

6. Os referendos são magníficos pretextos para distrair os portugueses do essencial: o futebol. Agora que o Sporting e Benfica vão disputar a taça Uefa e o Porto vai discutir a Liga dos Campeões, falar da Europa política é iludir o que realmente importa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora aí estão boas razões para estar de acorddo consigo. se nunca fomos chamados a referendo para nada em relação á europa, incluindo a nossa adesão, para quê esta falsa questão. Não ao referendo

pedro oliveira
http://vilaforte.blog.com