08 fevereiro 2009

Que efeito terá o Freeport sobre a imagem do PM?

Da questão colocada há algumas semanas (menos de duas...) já se podem tirar algumas conclusões. Apesar de, segundo a Universidade Católica, 61% dos portugueses exigirem mais explicações a Sócrates sobre o seu envolvimento na aprovação do Freeport de Alcochete a verdade é que tanto o PM como o PS (embora seja o partido mais imune do que o líder) pouco ou nada sofrem nas sondagens. Na Aximage o PS sobe 0.2% (para os 40.2%) e, na Eurosondagem, cai 0.8% (para os 40.3%). A surpresa não está na equação Freeport-Sócrates, mas sim na ausência de efeitos na equação Freeport -Sócrates - Manuela Ferreira Leite. A líder do PSD é um entrave a uma alternativa a este Governo. As razões são simples. Primeira: o PSD está em queda livre, paulatina mas constante nas sondagens. Daí que escrever um comunicado contra o senhor da eurosondagem seja um tiro no pé. Segunda: como é que uma mulher que marca a agenda do país em Junho de 2008 falando de pobres nunca se encontrou com o presidente das IPSS? Nunca lhe telefonou sequer? E, parece, o senhor é militante do PSD...Ferreira Leite já disse PIB 1.137 vezes desde que é lider mas nunca visitou um pobre no seu habitat. Está tudo dito.
Sócrates no momento dificil que atravessa agradece e, não fossem os deslizes habituais do ministro S. Silva ( o tal que temia pela ingovernabilidade que Cavaco na Presidência provocaria), o líder do PS estaria a viver uma fase de desagravo durante o momento que é suposto as coisas serem difíceis. Quando, no Sábado, for reeleito líder do PS Sócrates vencerá o segundo referendo ao processo Freeport. Tal como aconteceu no primeiro, o popular, em que deu dez a zero a Ferreira Leite, no segundo referendo, o partidário, ganhará por uma larga maioria.

P. S. O professor Jorge Sá da Aximage tem uma teoria que comprovou com estudos práticos na última campanha: foi a divulgação de notícias sobre a aprovação do Freeport, dando conta das suspeitas das aurtoridades sobre o alegado envolvimento de Sócrates, que deram a maioria absoluta ao PS. Em 2009 a história pode-se repetir.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quero lá saber do Freeport! Em Portugal existe uma norma que não favorece a justiça embora seja aplicada a lei, porque A LEGALIDADE PREVALECE SOBRE A VERDADE. Pode provar-se um crime e não se provar nada simplesmente porque as provas não podem ser consideradas: ou porque foram conseguidas sem a autorização prévia de um juiz; ou porque se consegue levantar a suspeita de que o juiz não é imparcial, o que leva a que as provas deixem de ser válidas. Não admira que todos os casos mediáticos idos a Tribunal até hoje, que envolveram figuras de relevo, tenham acabado ou estejam em vias de acabar com condenações insignificantes, penas suspensas ou que nem se consiga chegar a qualquer condenação.

O motivo são as leis deste país, feitas pelos ilustres políticos que as idealizaram, aprovaram e fizeram entrar em vigor. Nunca mudará nada enquanto os portugueses mantiverem a sua orientação de voto neste "Centrão" PS/PSD que há 30 anos nos governa alternadamente.

Zé da Burra o Alentejano