10 maio 2006

Cego, surdo e mudo

Caro António,

a propósito do sr ministro, que referes aqui em baixo, deixo-te uma nota que escrevi para o DE de hoje. Só para desvalorizar os casos do dr. Amaral.

Um abraço,


Freitas do Amaral bem pode dizer-se cansado e até que não faz questão de comandar a presidência portuguesa da UE. Os partidos ou os sectores bem podem pedir remodelações. É que a cada polémica que estourar, a cada pedido de demissão, José Sócrates terá sempre a mesma reacção: o ministro fica. Será assim o primeiro-ministro: cego, surdo e mudo a qualquer tipo de pressão.
Pode dizer-se que é sinal de mau feitio, ou até, na voz dos mais críticos, falta de bom-senso. Ao caso, os críticos estão errados. Sócrates faz bem em resistir, pelo menos no que respeita a substituições na equipa do Governo. E Sócrates sabe bem o que faz: é que ele já esteve num Governo onde o primeiro-ministro mexia na equipa a cada seis meses, onde esse primeiro-ministro chegou a votar uma moção, num congresso do PS, que pedia uma “urgente remodelação do Governo”. Para quem não se lembre, esse primeiro-ministro era António Guterres. E não teve um final feliz.

Visto de dentro do partido da maioria, a remodelação é, aliás, um momento extraordinário. A imagem do mítico “Yes Minister” é perfeita: o candidato a ministro sentado no sofá, à espera que o telefone toque. E se não tocar, é motivo certo para ressentimento. Assim sendo, uma remodelação resulta sempre nisto: há os que saem, normalmente zangados, a criticar o chefe de Governo; e há os que não entraram, ainda mais incomodados (“não foi desta”) a fazer exactamente o mesmo.
Para isto, a menos que a remodelação seja inevitável, o melhor é não a fazer. Aliás, o melhor mesmo era fazer tudo como num jogo de futebol, onde o treinador só tem direito a três substituições por jogo – e onde os suplentes são conhecidos. Isso tornava previsíveis os candidatos a entrar e, melhor ainda, obrigava a equipa a cometer menos erros. Seria, aliás, a melhor maneira de acabar os jogos com todos os jogadores. Sem expulsões por mau comportamento.

2 comentários:

Pedro Correia disse...

Está feito o linque ao Corta-Fitas. Abraços para vocês.

David Dinis disse...

Abraços ao Corta-Fitas, que já cá consta. Boas prosas para vocês. E obrigado.