03 agosto 2006

Cuba libre

A propósito da provocação da Bárbara, aqui em baixo, leio um comentário que me deixa perplexo: "E o iraque? Ficou melhor sem o ditador?" É preciso lata. Gostava de perceber porque alguém pode, sequer, considerar, que uma ditadura pode ser melhor do que uma democracia. Pior ainda, dar a cara por tal disparate. Há gente a quem não vale a pena ensinar, diria o Vasco Pulido Valente.

20 comentários:

FT disse...

Gosto, com gelo! Muito gelo

Anónimo disse...

Visito de vez em quando este blog. Perante este post não posso, infelizmente, deixar de comentar: a democracia (o menos mau dos sistemas) tem falhas - só é possível de ser aplicada nos países cujos povos conquistaram a maturidade para lutar e construir "as suas" formas alternativas à ditadura. Nunca antes disso, de contrário situações como a do Iraque continuarão a ser "venha o diabo e escolha". É preciso saber de história, contudo, para saber isso...

David Dinis disse...

Como é preciso coragem para assumir os posts críticos. Ah! E história não é sinónimo de evolucionismo, nem de relativismo. E o valor da liberdade - para mim, claro está - está acima de todos os outros. Daí que seja "o menos mau" dos sistemas. Boa?

Anónimo disse...

Ainda estou à espera que me apresentem uma resolução internacional condenando Cuba pela falta de democracia interna, desrespeito pelos direitos humanos, ou outra que substantie o termo ditadura.
Entretanto deixo aqui algumas notas soltas:

"Ciudad de Guatemala, 3 ago.- El ministro de Relaciones Exteriores de Guatemala, Gert Rosenthal, recibió este jueves al titular de Salud Pública de Cuba, José Ramón Balaguer, quien arribó a este país para inaugurar un centro médico con equipamiento y personal cubanos."

"La Cumbre Regional de la Sociedad Internacional de Estudios Comparados de la Educación Física y el Deporte se desarrollará del dos al siete de abril próximo en el Centro de Convenciones de Varadero, en Matanzas."

"La Habana, 2 ago (AIN) Un experto del Programa de las Naciones Unidas para el Medio Ambiente (PNUMA) sugirió en esta capital, que los países latinoamericanos y caribeños deben seguir el ejemplo de los cultivos urbanos cubanos."

"La Habana, 1 ago (AIN) La doctora Mirta Rosés Periago, directora de la Organización Panamericana de la Salud (OPS), reconoció hoy los logros de Cuba en el sector, que ubica al país en el punto más alto a nivel mundial."

FT disse...

Aprecio, sempre, um certo secretismo. Uma pontinha de véu...uma máscara. O que me chateia é ver faces coloridas com narizes redondos. Aqueles que nos visitam, apenas, “de vez em quando”. Para nada.

Anónimo disse...

Caro David Dinis, dou de facto a cara pelos 'disparates' que tenho a 'lata' de ter. A julgar pela reacção que teve à minha opinião já percebi que não será o senhor a dar-me lições de democracia. Defendo a democracia e a liberdade de expressão. Por isso me choca o desumano embargo de que Cuba tem sido alvo e a ingerência com que as 'forças aliadas' (deve gostar desta expresão, não?)têm agido no Iraque. Para mim, Saddam foi um ditador, mas o sofrimento a que está a ser sujeito neste momento o povo iraquiano deve ser considerado no outro prato da balança. Não quero ver outro Iraque, outro Afeganistão ou outro Kosovo nas Caraíbas. Essas 'democracias' dispenso, obrigada!

Anónimo disse...

Se aqui há algum nariz vermelho, então isto deve ser um circo, e no circo também há ursos...
Quanto ao que verdadeiramente interessa, nem um caracter...

Pedro Correia disse...

Plenamente de acordo. Abraço.

Mira disse...

estimada carla

independentemente dos deméritos de fulgêncio baptista e da sua gerência de Cuba, e da subsequente e inevitável revolução comunista, convenhamos que a razão de ser do bloqueio a Cuba se prende com questões de Direito Internacional que sistematicamente o regime castrista esqueceu até que se lembrou que podia continuar a violar esse mesmo Direito e invocar o estatuto de vítima, neste caso de um alegado imperialismo norte-americano. A sua arguementação faz-me lembrar as histórias dos jovens teenagers inconscientes que depois das aulas de educação sexual vêm invocar o estatuto de vítima social quando estão prestes a serem pais. Castro violou o Direito internacional, nega continuadamente direitos humanos ao seu povo, nomeadamente aquele que a Carla utiliza para apresentar a sua argumentação, isto é o de expressão, mantém um estado policial em que 1/3 da população faz parte ou é informador directo dos serviços secretos...e vem a Carla falar de democracia e desumanidade?? tenha dó...e cultive-se.

A propósito...Havana é das cidades mais bonitas do mundo, segundo creio é mesmo património mundial...para alguma coisa o comunismo serve: para preservar o legado as antiguidades e proteger espécies em extinção, como os dinosauros.

Mira disse...

estimado rapaz que andou por aí

duas questões:

- também estou à espera de uma série de resoluções internacionais sobre uma série de outras coisas, nomeadamente sobre o monismo e autismo esquerdófilo e talvez sobre o Irão, sobre a Coreia, sobre o Vietname, sobre a China

- antes de fazer comentários sobre aquilo que não conhece, sugiro-lhe que visite Cuba, e em particular Havana. "Suborne" com 2 USD (porque esta é a única moeda que verdadeiramente conta em Cuba, hellas) um qualquer jovem que se acerque de si na praia...peça-lhe para ir ao interior da ilha...e aí fale com gente real...daquelas que não dão a cara... depois venha falar comigo sobre direitos humanos em Cuba.

É tão fácil ser de esquerda num país civilizado como impossível ser de direita em Cuba...

com os melhores cumpriementos

Mira disse...

estimado jolaze

em primeiro lugar peço (ou deverei escrever pesso), desculpa pelo engano no género. deduzi, erradamente, que jolaze era feminino. Quanto aos meus olhos... infelizmente já não são o que eram.

Quanto aos comentários:
1-Definitivamente V. Exa. não esteve em Cuba. porque quem esteve em Cuba, e não me refiro a essa extraordinária localidade ao pé de Pias, sabe que quem quer conhecer Cuba tem que falar em USD.
2-Lamento que não me conheça a mim, ao David, ao Francisco, à Barbara, ao Paulo e ao Bruno. isto porque, todos os que nos conhecem sabem que nós somos partidários de alguma coisa verdadeiramente importante: liberdade individual responsável
3-Por fim, é uma enorme gentileza,pelo menos para mim, considerar a hipótese, de eu pertencer a uma juventude partidária. Significaria que teria idade para neste momento estar a fumar umas coisas à beira de um canal ali para os lados da Zambujeira. Infelizmente, esse tempo já lá vai. E eu daqui, deste sófá onde me sento, só tenho capacidade para me importunar e rezingar com incultos que têm a mania que são engraçados e que todos os dias se vão colacando em frente aos meus míopes olhos na televisão, na imprensa e em tantos outros sítios.

Creia-me com toda a consideração, e por favor, mas por favor, não deixe de comentar neste espaço de liberdade, para todos nós passarmos uns bons momentos e mandrmos umas galhofadas.

Um grande bem haja

Anónimo disse...

Há pessoas que se enervam com pouco e desatam a dizer coisas sem sentido.

Felizmente que conheço Cuba há já muitos anos, felizmente que tenho milhares de km percorridos pela ilha, de este a oeste, desde o turismo mais industrializado, até à casa de amigos. Nos tempos passados em Cuba tive a sorte de conviver com gente de varias sensibilidades e responsabilidades para com o país, a revolução e os cubanos. Alguns comprometidos com os destinos do país, outros afastados, descontentes, desiludidos, alguns até a viver presentemente fora de Cuba. Com cientistas e “gineteras” já troquei assuntos, argumentos, vontades, sonhos, vidas. Felizmente até sou dos sortudos que conhece muitas cubas.

Mas isto não interessa nada. Ou melhor interessa-me a mim, aqui interessa nada.

O importante é o que se passa em Cuba. Esta pequena ilha do mar Caribe, onde um povo leva avante uma aventura diária de manter de pé um ideal de vida, de sociedade, de regime se quiserem. Um pais que, ao fim de lhe terem decretado a morte de cada vez que sobre ele falam, segue o seu rumo e vai, aos poucos afirmando-se. No plano social, cientifico, desportivo, agrícola...

Qual foi o crime que Cuba cometeu para sofrer há mais de 40 anos um bloqueio económico feroz dos EUA?

Qual a razão para os ataques com parasitas às sua colheitas de tabaco, de cana?

Quais as razões que estão na base do ódio aos seus dirigentes que já motivaram tantas tentativas de assassinato, felizmente falhadas?

É porque Cuba não se põe de joelhos aos ditames do vizinho de Miami. Porque do seu pequeno jacaré grita a tudo o mundo que é possível outro caminho! Que vale a pena lutar por um mundo melhor, de paz, de saúde, sem fome, com desenvolvimento, educação, cultura.

Como diz numa das suas belas canções Pablo Milanês "Eu não vivo numa sociedade perfeita", mas é seguramente uma sociedade que todos os dias procura melhorar, evoluir e crescer.

(...)

Cuba não é Fidel. Quando a lei infalível da vida levar Fidel, a perda encherá de tristeza o coração da esmagadora maioria do povo Cubano, mas desenganem-se os que julgam que isso será o fim da Cuba Socialista. Quem assim pensa não conhece nem a historia nem o presente do país de Alejo Carpentier.

(...)

O governo dos EUA deu ontem mais uma prova da continuada ingerência interna nos assuntos de Cuba com o discurso colonialista da sra Rice. Mais uma vez o país responsável pelos mais evidentes atropelos aos direitos humanos no mundo inteiro acha-se no direito de dizer a um povo inteiro como deve ser o seu futuro. Também esse discurso dará mais força à revolução!

FT disse...

Tá bonita a festa, pá! (Qualquer semelhança com o que se passa em Miami é pura coincidência...)

Anónimo disse...

Nas minhas viagens por Cuba passei, no entanto, por uma pequena parte de Cuba onde os direitos humanos são realmente violados. Mas essa parte está sob ocupação militar dos EUA e é o governo de Washington que terá um dia de responder por isso. Refiro-me à baia de Guantanamo.

David Dinis disse...

Bonita mesmo, a festa! E eu que não imaginava que os castristas frequentavam o Insubmisso! Tenho que ficar mais atento aos visitantes do resto do mundo. A propósito: será que há blogs cubanos. Gostava de ver um anti-castro! Essa é que era boa! Mas feitinho em Havana, não vale um exilado em Miami (essa terra horrorosa, onde se respira liberdade e onde se diz mal da sra. Rice).

Anónimo disse...

Agora castristas, daqui nada comunistas, ciganos, judeus... e os outros são o quê? Os bons! Os que tudo sabem!
(...)
O arroz é um dos ingredientes essenciais da gastronomia Cubana... além de nutrituvo, não provoca azia.

BB disse...

Eu gostava de ter um leitor do Hezbollah! Vocês estão mesmo picadinhos e a baixar o nível! Gajos... gajos... É tão divertida a bulha dos berlindes... eheheheh

Dreamkeeper disse...

A Liberdade está a passar por aqui.
Musica de Sergio Godinho

Mira disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mira disse...

EstimadO Jolaze.

Tem toda a razão quanto aos erros ortográficos. Mas permita-me argumentar...escrevi sófá porque ainda estou imbuído do espírito da juventude poplar de que me acusaram de ser....e como sabe, "beto" que é "beto" diz sófá e não sofá.

Um grande bem haja