20 janeiro 2006

É já no domingo?


A campanha chegou ao fim. Estou plenamente convencido que Cavaco será eleito Presidente da República, mesmo que tenha de disputar uma segunda volta contra Soares. E o "pai da pátria" ficará à frente do poeta socialista.
Se Cavaco não vencer à primeira, conseguirá na segunda volta votos de gente que agora se vai abster e votos de gente que agora vota noutros candidatos. Sendo que à esquerda haverá gente que agora vota, mas vai abster-se na segunda volta para não participar numa escolha em que passarão a considerar não existir sequer um mal menor. Confuso? Faça o favor de reler este parágrafo. Ou não, porque o mais provável é que tudo fique resolvido já no domingo.

As milagrosas e Alegres sondagens
Soares, honra lhe seja feita pela vontade e energia com que andou nesta campanha, ficará à frente de Alegre porque merece e porque as sondagens (com excepção da do JN/Pitagórica) não avaliaram os votos anti-sistema que são dados por telefone, mas não são colocados na urna. É por isso que na sondagem do JN, ponderada a abstenção, a percentagem de intenções de voto em Manuel Alegre desce, enquanto sobe em relação aos restantes candidatos. Eu não tenho sequer a certeza que Alegre fique à frente de Jerónimo.

Sem comentários: