13 setembro 2005

Barcelona parte II


Não é meu costume comentar comments a posts em sede de espaço de blog. Mas desta vez sou obrigado a fazê-lo.

Barcelona de facto marca-nos e não por qualquer característica específica de natureza material.

Barcelona é um espírito. É uma inspiração. É liberdade e contenção. É passado e futuro. É criação e vida. É vontade de viver. É energia. Positiva. É expansão. É caos e ordem. É ânsia de derrubar os nossos limites. É uma experiência interior de renovação. É encontrarmo-nos com a nossa essência sem que ninguém nos perturbe. É confrontarmo-nos com os nossos medos e com as nossas certezas.

É lógico que são as Ramblas, a Praça da Catalunha, o Bairro Gótico e o Parque Guell, a praia e o passeio marítimo, Gaudi e Miró.

Mas isso não é o mais importante. Importante é mesmo estar ao pé da Catedral a ver teatro de rua chileno. Sentarmo-nos na conversa à volta de uma caña com pessoas que não conhecemos e descobrirmos vidas interessantes que se apaixonaram pela cidade. É sentirmos a intensidade e o gosto com que as pessoas vivem, e fazem, e sonham e crescem. É a sensação de termos o mundo ao pé de nós.

Barcelona é assim pelas pessoas que lá passam, vivem ou viveram, e que com ela se misturaram. Nem todos os que lá passaram sentem o mesmo. Mas os que lá passam e querem voltar é porque adquiriram esse espirito. Eu quero voltar e sei que há mais pessoas que o pretendem fazer.

Pode ser que nos cruzemos por lá...quando as janelas se abrirem!

Porque muito mais do que Barcelona o que nos marca são as pessoas que por lá passam. Essas sim são as que valem a pena nesta vida! Fiquem bem!

1 comentário:

Anónimo disse...

É tão bom ter o mundo ao pé nós. Não aos nossos pés... Ao pé de nós.
E em BCN é mesmo isso que se vive.
Estranho é este fascínio que algumas cidades exercem sobre nós...