08 setembro 2005

A Eslovénia já nos ultrapassou

É notícia do dia de hoje. Portugal foi ultrapassado pela Eslovénia no ranking de países mais desenvolvidos.

Já visitei várias vezes a Eslovénia. Aterrei no Aeroporto internacional desse país. A zona de embarque é minuscula. Percorri as suas estradas. Fui à Capital, a Bled, a Maribor. A capital tem 200 000 habitantes. Têm uma enorme mancha florestal mas que não arde. A economia preparou-se para a adesão e venceu o desafio.

O povo é feito de uma massa diferente: luta e tem sonhos. Beneficiou da guerra dos balcãs já que foi um dos menos atingidos. São católicos tal como nós. Mas as igrejas têm muros altos, recordação das invasões turcas do tempo do Imperio Austro-Hungaro. São tão parecidos connosco que até dói.

Só que eles viveram debaixo de um regime totalitarista e não querem lá voltar. E essa é uma memória viva. Nao querem voltar ao tempo em que não tomavam decisões, em que não havia livre iniciativa, em que não podiam ser e fazer. Formataram a administração pública para ser eficiente e verdadeiramente pública, restringindo-se a administrar os bens públicos.

Nós não temos essa sorte. Saímos de um regime de totalitarismo político para um de totalitarismo administrativo. Alguem por favor acorde este país destes 79 anos de totalitarismo para ver se os indicadores de confiança voltam.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pequena nota para te dar as boas vindas. Este blog já precisava de alguém com graça.
DD