30 setembro 2005

Socrates e as autárquicas

Socrates insurgiu-se há dias relativamente ao facto de se aproveitar a campanha autárquica para tratar de assuntos de política nacional.

Então e quando a política nacional (leia-se, o primeiro-ministro) interfere na campanha autárquicacomo aconteceu ontem? Que tipo de comentário é que se deve fazer?

Que o rei vai nú!

3 comentários:

Anónimo disse...

Uma sondagem da EUROSONDAGEM mostra que o PS de Sócrates continua com grande apoio do povo português.
Nessa sondagem o PS aparece com 42,4% das intenções de voto. Desceu ligeiramente relativamente a idêntica sondagem feita um mês antes pela mesm empresa e segundo os mesmos critérios.
O PSD aparece com 33% das intenções de voto, embora o seu líder ainda continue com nota negativa. O PSD subiu também ligeiramente.
Houve uma descida do BE e uma subida do CDS, que ultrapassou o BE.

Ora sabemos bem que uma grande parte do eleitorado que vota no PSD concorda com todas as reformas de fundo que Sócrates está a levar a cabo. Concorda mas já se sabe também que quando no poder não teve coragem para as fazer. Compreende-se se virmos que a base social de apoio do PSD não conseguiria impor estas reformas de fundo de Sócrates.

Portanto, além dos 42,4% do PS nesta sondagem pode-se somar à vontade mais 10 ou 20% do eleitorado do PSD e quase todo o eleitorado do CDS, no apoio às reformas de Sócrates, com excepção na questão do aborto. Este eleitorado é fiel ao PSD e ao CDS, mas claramente apoia as reformas de Sócrates. Quem não apoia de certeza são os eleitores do PCP e BE.

Pode-se dizer portanto que, face ao ruído sobre as reformas de fundo de Sócrates, uma confortável maioria do povo português o apoia.

Isto é de uma lógica cristalina.

mfc disse...

Bem observado!

Anónimo disse...

Como está provado à saciedade a miopia distorce a capacidade para definir os objectivos... a miopia intelectual é uma variante da miopia oftálmica. Das duas uma: ou o anónimo não percebeu o post ou não leu o post. O que me leva a concluir que fez este comment porque fez este comment. Podia ter feito outro, mas não, fez este. Deu-lhe para escrever sobre sondagens...o que me parece interessante...não fôra o facto de outras 2 entretanto saídas dizerem exactamente o contrário. Enfim Boa Páscoa.

Atónio Mira