14 julho 2005

Já agora: Isto é o ministro ou o Freitas?

Leiam, que merece a pena:

"
Freitas do Amaral defende mudança dos estatutos do BCE e do PEC

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral, defendeu hoje que só uma mudança dos estatutos do Banco Central Europeu e das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento pode pôr fim à crise sócio-económica na União Europeia. Freitas do Amaral falava aos jornalistas após um encontro em Washington com a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, que quis ouvir a sua opinião sobre a actual crise europeia.
Segundo o ministro, a crise, que sublinhou ser de natureza sócio-económica e não política, deve-se à redução dos instrumentos políticos à disposição dos governos nacionais para fazer face à recessão, uma vez que estão limitados à política orçamental. "Os governos perderam vários instrumentos de combate às crises, nomeadamente a política monetária, cambial e das taxas de juro", afirmou.
Para Freitas do Amaral, é fundamental alterar os estatutos do Banco Central Europeu (BCE) para que, à semelhança do que acontece com a Reserva Federal Norte-americana, possa acrescentar-se ao objectivo de estabilização dos preços o da promoção do desenvolvimento sustentável.
Depois disso, "pode-se criar novas políticas de curto prazo que permitam o crescimento e a criação de emprego", disse. Questionado sobre se vai ser este o teor da exposição que vai fazer sexta-feira no Conselho de Estado, Freitas do Amaral respondeu: "Isto é só um aperitivo. Vou também dizer outras coisas que não lhe
posso dizer ainda".
"

Nota de rodapé: se esses instrumentos estivessem ainda nos estados imaginem só o estado da Europa hoje.

Sem comentários: