14 dezembro 2004

Circo Chen em Belém?

Não tive a oportunidade de, em tempo oportuno, expressar e publicar o meu texto sobre S.Exa. o Senhor Presidente da República. Aquilo que tinha escrito perdeu entretanto vigor.

Não posso, no entanto, deixar de fazer um pequeno comentário, para que para a história fique, que na blogosfera portuguesa (perdoem-me a presunção) alguém apontou o dedo e o negou três vezes.

Qualquer pessoa com dois dedos de bom senso reconhece que Santana Lopes foi provavelmente o pior que poderia ter acontecido ao PSD e ao país desde 1974, quando o PPD- PSD foi fundado por herdeiros da Ala Liberal (obscena a forma como é utilizada a expressão PPD e o nome de Francisco Sá Carneiro por este trauliteiro mimado chamado Santana). No pior que o PPD viveu não se vislumbra nada semelhante ao descalabro que agora nesse partido se enfrenta. Qualquer pessoa de bom senso conseguia antecipar que o resultado seria este devido à fraca qualidade dos actores convidados e do processo em si.

Agora, aquilo que não podemos deixar de dizer também é que Sampaio tratou o caso com os pés e ensombrou de forma irreparável o exercício da Chefia de Estado como mais nenhum o tinha feito desde 1974. Joaquim Aguiar recordou ontem na SIC Notícias (e se ele tem autoridade para o fazer!! Ó se tem!!!) que as 4 anteriores dissoluções da AR tinham subjacentes a elas factos determinantes que colocavam em causa o regime político.

Ao olharmos "in retrospect" o que se passou vemos que a actuação do Presidente Sampaio foi uma palhaçada de todo o tamanho...com gaffes, falhas, inconsistências, falta de conteúdo de de explicações...um verdadeiro Circo Chen (que como sabem é provavelmente o pior circo que esté em Lisboa actualmente) que desceu a Belém.

Dirão os mais reaccionários defensores do Dr. Sampaio..."Ah e tal e coiso, porque coiso e assim tá mal".

Ok, tudo bem e eu sou forçado a aceitar. MAs outros dirão:
"Se todos asneiram (palavra que, recordo, vem de ASNO) no nosso sistema político porque é o PR não o pode fazer?'"

Ao que eu respondo: por isso mesmo...porque é o mais alto magistrado da nação, porque ele deveria ser a última salvaguarda do nosso sistema político, porque deveria pairar sobre o sistema como termostato, não se envolvendo e actuando como autoridade moral com uma legitimidade inexpugnável, porque deveria ser o símbolo constitucional por excelência e porque deveria ser o alpha e omega do nosso sistema..

O Jorge (sim porque agora ele é igual a qualquer outro e portanto lá vai o S. Exa. para o galheiro) não foi nada disto...foi atacado por uma partidarite como o Dr. Mário Soares não foi (e eu não gosto do octagenário) e se formos ver bem as coisas, é mais grave (porque desprovido de ética) o que se passou, do que aquilo que Eanes fez com o PRD.

E ainda há pessoas que não percebem porque é que há cada vez mais monárquicos (e atenção que eu digo monárquicos e não duartepiistas!!!)

Tudo de bom

3 comentários:

magnuspetrus disse...

Como o compreendo tão bem...

Anónimo disse...

E pergunto eu? Com toda a minha ingenuidade política "e como é que se resolvia esta embrulhada democrática?!!!" Este governo já começou com o fim anunciado! E claro que o problema não é da denominção PPD - PSD, mas sim de uma outra - PSL.
Agora, quanto à falta de explicações sobre determinadas decisões... é obrigatório concordar consigo! Não se dissolve a A.R. evocando uma série de incidentes, sem os enumerar e, sobretudo, sem explicitar as implicações que tiveram as ocorrências para o desgoverno desta "chafarica" (ou quintal, como vós insubmissos, denominais).

Anónimo disse...

A única maneira de resolver este problema era em vez de dissolver o parlamento, devia ter demitido o governo. Mas como isso não era possível porque não conseguiu arranjar factos verdadeiros e concrretos, ficou-se pela dissolução da assembleia.
É realmente estranho, se estava contar o gorverno para quê dissolver a assembleia? Devia ter pedido à coligação para propôr outro governo e se fosse apresentado o mesmo, então aí sim tinha talvez alguma razão para dissolver a assembleia.
Este Presidente, talvez se venha a provar, não percebe nada do estado de espírito dos Portugueses.
E se assim não acontecer é porque os Portugueses têm memória curta e já se esqueceram da governação desastrosa do Governo do Eng. Guterres. Por alguma coisa se foi embora.
Pedro Caldeira