24 dezembro 2004

Mistura explosiva

Não satisfeito com a derrota de 16 de Dezembro de 2001, Jorge Nuno Pinto da Costa quer tirar a prova dos nove e arriscar a sua última cartada política, apoiando ou protagonizando uma candidatura à Câmara do Porto. A ambição e o gosto pelo risco é de salutar. A manifesta intenção de pressionar o sistema judicial pela via política é que não.

Rui Rio devia ter ficado calado perante, segundo o Público, a pequena provocação de Rui Moreira - outro protocandidato - para comentar "a alegada contradição entre a aposta na marca Porto e a desqualificação do fenómeno do futebol", mas Rio não se conteve e comparou Pinto da Costa a Bernard Tapie e Gil y Gil. Uma pequena provocação infantil e desnecessária.

A concretizar-se um eventual apoio do PS a uma candidatura de Pinto da Costa ou um aproveitamento político do apoio público de Pinto da Costa ao candidato do PS, a liderança de José Sócrates utilizará não só uma mistura explosiva - futebol vs política - como pactuará com uma situação incompatível: a acção política de cidadãos que foram constituídos arguidos por um juíz de direito devido à suspeição da prática de crimes de corrupção.

Foi precisamente esta a regra estabecida por António Guterres para determinar o afastamento (temporário ou não) de dirigentes do PS que tivessem problemas com a Justiça. Foi também esta a regra esquecida aquando do espoletar do caso de Fátima Felgueiras, mas que Ferro Rodrigues, posteriormente, repôs. Esperemos que também José Sócrates tenha memória. Tanto mais que, convém não esqueçer, as relações entre a Câmara do Porto e o Futebol Clube do Porto e o Boavista também estão a ser investigadas pelo Ministério Público e pela Polícia Judiciária.

1 comentário:

mfc disse...

Não acredito na lucidez do PS...