24 outubro 2005

Fidel...Oh Fidel

Em entrevista a propósito da passagem do Wilma por Cuba, Fidel tratou de explicar que a forma como o povo cubano se comportou relativamente à desgraça alheia, não saqueando nenhuma loja ou habitação, explicavam por si só as diferenças entre o sistema americano e o socialismo cubano.

Nos EUA é a loucura irracional em que todos saqueiam tudo sem respeito; enquanto que em Cuba se viu uma resposta racional e humana.

3 pequeníssimos pormenores amigo Castro, tão mínimos que até tenho vergonha em os referir:
- em Cuba não há liberdade de imprensa e por tal mesmo que houvesse saques eles não seriam reportados
-em Cuba não há nada para saquear porque, digamos, o teu sistemazito não deixa muito às pessoas, a não ser que estejam no Partido
-em Cuba há mais população nos serviços secretos, guarda e polícia de ronda do que em todas as outras actividades, pelo que é difícil as pessoas poderem ter esses ataques de loucura...coisa que em Portugal antes do 25 de Abril, por comparação com o que se passou depois, também acontecia.

Desculpa lá incómodo dos reparos...e pronto já sei que não tenho visto no próximo ano para te visitar.

3 comentários:

Anónimo disse...

É preciso ver as coisas pela perspectiva do homem, para vermos que tem razão: graças ao socialismo cubano, os desgraçados nada têm que possa ser saqueado, ergo não haver saques explica a diferença entre os dois sistemas.

E é esta perfeição de sistema que os cubanos, de forma altruísta, tentam explicar aos americanos, nem que para isso tenham de nadar de cuba ate os EUA.

Anónimo disse...

De qualquer maneira, Cuba vale muito mais que os EUA. Porque, quer queiram quer não, a) o estado cubano reagiu muito melhor do que o estado americano aos desastres naturais, e b) Cuba gasta proporcionalmente muito mais dinheiro que os EUA na educação (EUA gasta-o em armamento), c) Cuba não deixa o pessoal a morrer só porque são pretos.

Anónimo disse...

"Em Cuba não há liberdade de imprensa". Pois não. Mas cada vez mais, no mundo ocidental, a imprensa é condicionada pelos interesses dos grandes grupos económicos que detêm os meios de comunicação. No que toca à lavagem cerebral, Cuba 1, "democracias ocidentais" 1.

"Em Cuba não há nada para saquear". Pois não. Graças ao vizinho americano e ao criminoso bloqueio de mais de 40 anos. Tudo porque Fidel acabou com a exploração das multinacionais americanas, graças à política de nacionalização e de reforma agrária.

Já agora, como é que os anti-castristas primários explicam o facto de um país que vive com dificuldades conseguir manter um sistema de ensino gratuito de muito melhor qualidade do que o das chamadas "democracias ocidentais" (eufemismo para "oligarquias")? E um sistema de saúde gratuito, que funciona tão bem que até é procurado por vários "democratas"?

Não estou a defender Castro, apenas a constatar a realidade.