22 dezembro 2005

Ribeiro e Castro

Admiro a coragem de Ribeiro e Castro. Avançou para o Benfica de forma destemida. Enfrentou de peito feito a ópera bufa em que se tinha tornado a sucessão de Portas à frente do CDS-PP. Tem um registo ideológico inspirado na democracia-cristã que é interessante, embora se tenha esquecido de actualizar o mesmo com as "entradas de informação e reflexão" provocando, de quando em vez, uns anacronismos incompreensíveis.

Mas esta de vir identificar a raíz do terrorismo com a esquerda (ver público de hoje, p.8) é um bocadinho "over the limit". Se é certo que grupos há que utilizando o terrorismo se reclamam de esquerda, o mesmo se passa, e passou ao longo da história, com grupos de direita. O problema não está na artifical separação entre direita e esquerda, mas na matriz moral que enforma as ideologias políticas. Afinal de contas Rousseau inspirou em igual medida, autores que hoje se contabilizam como referências políticas da direita como outros de esquerda.

Terei pena se tiver que vir afirmar dentro de algum tempo que Ribeiro e Castro não deveria ter ganho as eleições no CDS-PP.

1 comentário:

Anónimo disse...

No DN de hoje:

O Ministério Público suspeita que Paulo Portas possa ter microfilmado, antes da mudança de Governo em Março deste ano, os arquivos do Ministério da Defesa, nos quais podem estar documentos confidenciais ou classificados como Segredo de Estado.
Os indícios resultam das escutas telefónicas realizadas no âmbito do processo Portucale, que incide sobre alegadas práticas de tráfico de influências na aprovação de um empreendimento turístico do Grupo Espírito Santo (GES).
No decurso do interrogatório a Abel Pinheiro, o juiz Carlos Alexandre trouxe à colação as microfilmagens aos arquivos dos ministérios tutelados por Paulo Portas, Luís Nobre Guedes e Telmo Correia.
De imediato, o advogado José António Barreiros, que representa Abel Pinheiro, considerou que a eventual microfilmagem não constituía crime, até porque a recolha de documentos foi paga pelos próprios, que contrataram uma empresa para proceder à microfilmagem.