18 março 2006

A censura cega

A pretexto da morte da transexual no Porto e do inquérito instaurado pelo Bispo do Porto, Fernanda Câncio produz hoje na página 10 do DN um ataque cego à Igreja Católica.

Pois bem, eu católico practicante e por isso Igreja, gostaria de saber se a senhora 1ª-qualquer-coisa tem necessidade que alguém a esclareça e recorde:
1- o que é que o jacobinismo que manifesta e professa, fez ao longo dos séculos.
2- o que é que seria da solidariedade social em Portugal sem a Igreja Católica
3- os males que decorreram e decorrem por esse mundo fora da posição crítica e cega que assume

Se a posição do dito padre é infeliz, convinha não esquecer que não se pode confundir a árvore com a floresta. Mais, convém que uma senhora com responsabilidades públicas e para-públicas, como aquelas que exerce, não ofenda gratuitamente quem é católico.

O que seria se eu aqui nestas páginas dissesse que o PS, pelo simples facto de Mário Soares e Almeida Santos terem estado profundamente envolvidos no pior processo de descolonização de que há memória e terem, por isso, deixado uma instabilidade que conduziu a várias guerras civis e a milhares de mortos, deveria ter vergonha do seu passado e que Sócrates e o PS não têm autoridade moral para falar como falam de valores sociais e de solidariedade?

3 comentários:

Anónimo disse...

Excelente texto. Muito bom.

floreseabelhas disse...

"senhora 1ª-qualquer-coisa"... Não é nada comigo, mas deixe que lhe diga que é feio, muito pouco cristão!

Anónimo disse...

se escrevesse que "soares e almeida santos, etc, etc, etc, ..." apenas assumia aquilo que pensa e que não tem coragem de assumir sem ser sob a capa de uma questão académicas.