02 maio 2005

Aborto: a consumação do erro

Jorge Sampaio acabou de chumbar o referendo ao aborto, alegando que não há condições para uma consulta com real participação popular. O Presidente tem razão e a decisão de hoje deve deixar a esquerda feliz.

A razão é única e simples: se o referendo fosse convocado, o não voltaria a ser potencialmente vencedor, o que atirava qualquer alteração à lei para daqui a oito anos - se os partidos em Portugal fossem razoavelmente sérios. Assim, ficará adiado para o final de 2006, início de 2007, quanto muito. E só será tão tarde por teimosia - sim, teimosia e tonteria - da bancada parlamentar socialista.

É que a lei do referendo diz, explicitamente, que não pode ser proposto novo referendo na mesma legislatura em que um foi chumbado em Belém. E esta legislatura só acaba em Setembro de 2006. Não tivessem os socialistas corrido atrás da esquerda e seria mais fácil convocá-lo para o final deste ano, início do próximo. Assim, a derrota é dupla.

Quanto ao PSD, Marques Mendes consegue a sua primeira vitória. Indiscutível e inalienável. Quer se goste ou não. É, aliás, a segunda vez que Marques Mendes vence o PS na questão do aborto.

Sem comentários: