03 maio 2005

Viva a repartição de Finanças!

Uma curta nota para um raro elogio à administração pública em Portugal - imagine-se só a ousadia, dirão vocês.

Ontem foi a data limite de entrega do IRS. Regressado do Brasil, tornou-se tarefa prioritária, embora com notáveis dificuldades de espírito. Na quinta-feira descobri que a repartição de Finanças estava - espanto! - aberta até mais tarde. Melhor ainda, que abriria na manhã de sábado, para evitar filas e afins.

Assim sendo, lá fui cumrprir as obrigações fiscais no sábado. Cheguei lá e... ninguém. Só os funcionários públicos, à espera de alguém. Tenho dúvidas se alguém sabia de tanta disponibilidade, mas lá que parecia um país de primeiro mundo, parecia. Faltou-me saber apenas quem tinha inventado tamanha facilidade e quando - o senhor da repartição não sabia dizer. Mas o elogio aqui fica. Que se volte a repetir.

1 comentário:

talvez um dia nos encontremos por aí disse...

Não sei se perguntaste ao senhor funcionário público se era do seu agrado trabalhar ao sábado. Ele não deve achar assim tão bom porque, como sabes, não é tradição dos portugueses funcionários públicos gostar de trabalhar e ainda por cima a um sábado. Mas há esperança que esta mentalidade mude.