29 maio 2005

A minha tentação do 'não'

Hoje há referendo europeu em França. Hoje, muito provavelmente, os franceses vão dizer 'não' à Constituição Europeia.

Tenho para mim que é melhor que seja por lá do que por cá. Por surpreendente que possa parecer, aquele texto também não me diz muito. Sei que é um caminho correcto, no essencial, mas é tão lento, tão lento, que dá vontade de obrigar a parar para pensar.

O pior é que este 'não' vai no sentido contrário ao desejável. Será lido como o 'não' do Estado social contra o liberalismo. O que é inconcebível. E pode muito bem criar fortes problemas ao futuro de um projecto que é essencial para todos nós.

A verdade, porém, é que o 'não' seria um justo 'prémio' para Chirac. Nos últimos anos, ele e Schroeder foram os maiores responsáveis pelos grandes atrasos da construção europeia. São líderes fracos,pouco responsáveis, temerosos do fim do poder. A Europa, diga-se, não precisa deles e viveria bem melhor sem eles.

Mais, os dois, juntos, conseguiram transformar o eixo Franco-Alemão, essencial desde sempre à construção europeia, num verdadeiro eixo do mal. A velha Europa, no seu pior. Schroeder, como eleições em Setembro, dificilmente reistirá (até porque desta vez nem pode usar o Iraque como última arma da demagogia). Já Chirac, se tiver hoje um 'não', bem pode preparar-se para a ascensão rápida de Sarkozy.

Cá para nós, que ninguém nos ouve, o 'não' de hoje é uma enorme tentação. Mas algo me diz que nem assim merece o risco.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim senhor, este post não está mau de todo (desculpa lá a sisceridade). concordo com alguns dos pontos:
1º de facto a França e a Alemanha, principalmente a 1ª, passaram de motores a travões de uma Europa que eles fundaram (talves n com a ideia de um alargamento a leste, com a alemanha e o RU)
2º de facto, também me parece que o modelo social europeu, como defende a frança e a alemanha, estão esgotados, e a alternativa está precisamente na Grã-Bretanha e num maior liberalismo.
Contudo n concordo contigo em mts pontos:
1º diz-me uma coisa: votarias num sim a esta europa achando que aquele texto tb n te diz muito? como assim?
2º n acho que o n frances seja um n às reformas liberais, acho sim que s três tipos de n: o n da extrema esquerda (idílico), um n da extrema direita (tb ideológico), e um n de uma esquerda mais moderada (talvês a política do governo frances?)
3º e último (por agora) n sei se a europa n necessita de chirac e de Schroeder, sei sim que precisa de unidade (principalmente entre os grandes, e de governos com vontade e capacidade para proceder as reformas europeias que todos esperamos. Devo dizer-te ainda, que mais importante que os próximos referendos à constituição, as eleições antecipadas na alemanha, em setembro, vao mt provavelmente desempatar as posições em contraponto: política liberal e social, e mais, a meu ver, os alemaes, com a vitoria da CDU, vao aproximar-se da Grã-Bretanha, que detem cada vez mais poder em Bruxelas, e a França, mais uma vez na história vai ser a principal derrotada do seu n à europa.
cumprimentos