17 maio 2005

O dilema da promessa

Dois meses depois da posse, e eis senão quando a verdade entra pela porta sem bater.

O Governo, liderado por José Sócrates, passou a campanha a falar em crescimento, a prometer que não aumentaria impostos, a dizer que as Scut ficariam como estão - leia-se, pagas por todos e não por quem lá passa. Prometeram mais, os senhores que nos governam: não há cá reduções da Administração Pública, nem cortes cegos, amblíopes ou afins; não há também contas por pagar, serviços a fechar, pedintes sem receber.

Pois ontem, no fim-de-semana, e antes disso, Vítor Constâncio, o ministro das Finanças (que não fez campanha) e até o Presidente da República (lembram-se, no dia 25 de Abril) vieram lembrar que o défice existe. Mais, ontem até Constâncio relembrou que o défice é prioritário, antes mesmo do crescimento. É chato, mas é verdade.

Hojem fala-se em 7% de défice. E não são 7% porque caíram do céu. Sim, pouco ou nada se fez durante três anos para resolver o problema - dependendo o pouco ou nada dos governos de que falamos. Mas se são 7% é também porque o Governo o quer (não foi assim que o disseram em 2001?) Exemplo claro: as scuts vão ficar como estão? Sim senhor, como queiram. Mas lá que aumenta o défice, isso aumenta.

O Governo, este Governo, terá em mãos o primeiro problema sério da legislatura. Nesta altura, queira ou não, terá que deitar mãos à obra.

Entre as promessas, o discurso e a realidade, vão quilómetros de distância. Deus queira que, a caminho, não tenham que pagar portagens.

Sem comentários: