02 março 2006

Sou de um país tropical


Ainda não eram nove da manhã e eu já estava no jornal. Este é mais um dia de uma semana que teve um feriado na terça (nem sequer é feriado oficial) e Lisboa está com um trânsito que anda nem pela metade do que é habitual.
É tão bom viver num dos países mais desenvolvidos da América Latina. Ninguém faz nada. São férias todo o ano.
Verdade, eu sou dos que alinho por esta forma de estar na vida. Se é possível não fazer nada, não faças! Está quieto. Mais semana, menos semana, o sol está de volta.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Senhor Paulo Baldaia;

Sou brasileiro e discordo de sua opinião à respeito do 'ritmo de vida' que se passa "num dos países mais desenvolvidos da América Latina". Ao meu entender, é possível se extrair de seu comentário que o Brasil se encontra como participante da política do "Ninguém faz nada". Sugiro, portanto, que procure fundamentar melhor sua opinião fugindo dos clichês e dos lugares comuns. Assim com em Portugal não existe tão somente pessoas imbecis e aproveitadoras (pelo menos é o que, a custo, venho tentando acreditar), o Brasil não é feito de carnaval e futebol. Procure pesquisar à respeito de nossa exportação de tecnologia eleitoral para países como EUA e Alemanha, de nossas descobertas na área da infectologia, de nossa atuação junto à ONU no HAITI, TIMOR LESTE e mesmo no IRAQUE...
Descubra personalidades como César Lattes, Vieira de Melo, Santos Dummont, Oswaldo Cruz, Machado de Assis, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Miguel Reale...
Aqui respeitamos e admiramos personalidades portuguesas do nível de José Saramago, o qual é apenas um expoente desta sociedade. Sugiro que faça o mesmo.
Contudo, caso não lhe seja possível, entendemos que a uma macieira é impossível que brotem somentes maçãs saudáveis. Sempre, onde houver uma maçã cujo valor se equipara a um Saramago, haverão frutos podres, menosprezados e esquecidos pela sua ignorância.

Atenciosamente;