01 março 2006

Uma minoria na blogosfera

[foto: David Clifford]

Estudo indica que a blogosfera é lida por uma minoria de cibernautas
Existem cerca de 30 milhões de blogues na Web e milhares de novos blogues nascem todos os dias. O fenómeno motiva encontros e congressos, as frases dos bloggers mais conhecidos chegam às páginas dos jornais, a blogosfera movimenta grandes somas publicitárias e até já há quem faça do seu blogue um emprego a tempo inteiro. Contudo, apenas uma minoria acede a blogues e a leitura deste tipo de espaços está no fim da lista de utilizações que os norte-americanos dão à Internet.
(...)
O popular Abrupto, de José Pacheco Pereira, conseguiu na noite das eleições presidenciais, em que o autor manteve o blogue em actualização ao mesmo tempo que fazia comentários nos estúdios da SIC, mais de 16 mil page views. O valor, indicado pelo autor, fica muito longe das mais de 380 mil page views que um blogue profissional como o Gizmodo (que se dedica a questões relacionadas com novas tecnologias) regista num dia normal.

[saiu ontem no Público. Ler o texto completo aqui)

2 comentários:

Manuel disse...

O txt do Público é uma patetada completa. Comparar audiências de um 'blog' escrito em lingua inglesa, dirigido a uma audiência global com o de blogs portugueses dirigido a um público português é INDIGENTE. Aliás, e pegando no exemplo dado, se se dividirem as tais page views sobre o público potencial (para obter aquilo a que se chama o share) até se chega rapidamente à conclusão que o share dos blogs cá é maior que 'lá'...

e-ko disse...

Artigo pouco sério, esse do público. Actualmente, há países europeus, entre os quais a França, onde se tem registado uma grande progressão no acesso à ADSL (banda larga) em que os blogs se tornaram num verdadeiro fenómeno de sociedade e em que existe um público de jovens (12-16 anos, rapazes e raparigas) que utiliza os blogs pessoais para comunicar em grupo e em que passam muitas horas diárias a publicar posts decorados ou não com desenhos e fotografias pessoais. Aqui só se sabe alguma coisa sobre o Abrupto, porque tem alguma visibilidade, pela notoriedade do JPP. Como de costume não há nada para dizer porque não há estudos. É assim para tudo.