30 março 2005

A idade da reforma

O Governo quer aumentar a idade da reforma, porque defende que esta deve acompanhar a evolução da esperança média de vida. Todos sabemos que a sustentabilidade do nosso sistema de Segurança Social está em causa e que cada vez serão menos os trabalhadores no activo a contribuir para pagar a pensão de cada reformado. Pergunto-me é com que idade é que os portugueses, em média, se reformam? A lei estipula os 65 anos, mas com a prática generalizada das pré-reformas, que alastrou aos mais variados sectores de actividade, os portugueses estão efectivamente a deixar de trabalhar muito antes. Porque não começar por aplicar o que está na lei? Não tem nenhum sentido que se continue a estimular o final antecipado da vida laboral, nem sempre desejado pelos trabalhadores e prejudicial à própria sociedade. Porque não começar por fazer coincidir a idade média de reforma com a idade legal. Antes de apelar à necessidade de termos de continuar a trabalhar até aos 67 ou 70 anos, o primeiro passo do novo Governo devia ser o de conseguir que os portugueses se reformassem aos 65 e não antes. E então estimular aqueles que desejam continuar a trabalhar de forma voluntária.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caríssima MJB,

recebi ontem um telefonema simpático de um amigo que trabalha no novo Governo.
Dizia-me ele que este teu post é interessante, porque vai ao encontro precisamente do que pensa o Governo.
Sim. Dizia-me esse amigo que, ao contrário do que escreves, o Governo não quer aumentar a idade da reforma, mas apenas evitar reformas antecipadas.

Devo dizer-te que sou contra, mas isso é outra conversa. Vale esta conversa para dizer que o Governo está à tua, nossa, disposição para conversar sobre o assunto.

Beijos do
David Dinis

Anónimo disse...

Obrigado David.
1 abraço
JPP