20 fevereiro 2006

É preciso pôr Ordem no exercício da profissão

O jornalismo não vai sair da cepa torta enquanto se tiver como verdadeiro que quem representa os jornalistas é o sindicato. Também não vai lá se tivermos como certo que a malta toda faz parte de um clube.
Com milhares de pessoas a sairem todos os anos dos cursos superiores de jornalismo, com os salários que se pagam a jornalistas (velhos e novos) e com o ataque ao mensageiro que, neste momento, está em curso cá no rectângulo é melhor começar a pensar em pôr ordem no exercício da profissão.
Discutam, pelo menos discutam o interesse de criar uma Ordem dos Jornalistas. Não sejam vencidos. É preciso discutir, como já se faz aqui e no corta-fitas.
A alternativa é continuarmos a assistir impávidos e serenos aos disparates do Conselho Deontológico sobre a posição do Conselho de Redacção da Lusa ou à necessidade da Fernanda Câncio provar a sua isenção.
Por que razão temos medo de ser profissionais? A falta de regras claras só interessa aos medíocres.

4 comentários:

Anónimo disse...

Podes sempre ler "Ordenar as ideias", em http://fontedasvirtudes.blogspot.com/2006/02/ordenar-as-ideias.html

Pedro Correia disse...

Inteiramente de acordo contigo. O que aconteceu com a Fernanda Câncio era motivo mais que suficiente para este Conselho Deontológico arrumar as malas e desamparar a loja...

MBA disse...

As declarações sobre a Lusa bastavam: se eu fosse primeiro-ministro fazia o que o Berlusconi fez ao tipo da T-Shirt.

Anónimo disse...

Fora com a chusma de tachistas da Lusa. Fora com Matilde Ram, Rui Moreira, Deolinda e o resto da mediocridade.