02 fevereiro 2005

DEBATER 2

Os debates norte-americanos têm regras. E há entidades que discutem e criticam essa regras. Mas as regras são pensadas em função dos eleitores e de quem vai votar, e não de quem pretende a preferência dos eleitores (i.e., os partidos e os candidatos).

Veja-se o que se passou em 2004


"First Presidential Debate
George W. Bush (R), President and John F. Kerry (D), United States Senator (MA)
Date: September 30, 2004
Location: University of Miami
City: Coral Gables, FL
Time: 9:00 - 10:30 p.m. Eastern
Sponsor: Commission on Presidential Debates
Moderator: Jim Lehrer, PBS
Topic: Foreign Policy and Homeland Security
Viewership: 62.4 million (Data provided by Nielsen Media Research)
Format: 90-minute debate with candidates standing at podiums. Candidates questioned in turn with two-minute responses, 90-second rebuttals and, at moderatorÕs discretion, discussion extensions of one minute."

Interesse público não é o interesse socialista democrático ou o social democrático...é o público.

Mas, claro, isto é os EUA, país que, como diria Francisco "Trauliteiro-Patanisca-Batanete" Louçã, está corroído pelo demónio conservador-autoritarista-defensor-da-lei-e-da-ordem do bush (sim com letra minúscula). Um país que nas ultimas eleições, devido estas degenerações democráticas e à influência do "demónio bush" até viu a taxa de abstenção diminuir, algo que obviamente é mal compreendido pelos "albaneses radicados em Lisboa" que acham correcta a manipulação dos media e a propaganda negra (Alexandre Pizarroso Quintero, sic) emanada dos comités centrais dos partidos de esquerda, desde que isso coloque precisamente a esquerda no poder.




Sem comentários: