18 fevereiro 2005

Hora agá I

Está na hora.

1.
Hoje ouvi João Lobo Antunes, esse perigoso direitista, a falar pela primeira vez de política. Confesso admirador do homem e do escritor, ouvi com atenção.

Lobo Antunes dizia só isto. Nunca votou e vai votar. Pedia que todos votassem. E justificava mais ou menos assim: "Tirem esse senhor dali. Portugal merece melhor. O PSD merece melhor".

Duas reacções instantâneas: Lobo Antunes nunca votou?!; Desconfio que muita gente pensa o mesmo.
Ou seja, talvez Santana tenha razão. Desta vez a abstenção pode mesmo baixar.


2.
Ontem, por outro lado, vi e ouvi Medina Carreira, na Sic-Notícias. Foi a única voz consciente que ouvi durante toda a campanha.

Nestas eleições pode travar-se a catástrofe, mas não evitá-la. Portugal não tem capacidade de produção, está à beira de uma invasão chinesa para que não se soube preparar, o duelo euro/dólar não ajuda, está à beira de um precipício face ao envelhecimento da população.

O que dizem os partidos sobre o assunto: nada. Nem uma palavra. Alguém diz nos jornais de hoje que os portugueses estão, pela primeira vez, preparados para a verdade. Os partidos não. Sobra uma esperança: é que a campanha acabe de vez e o próximo Governo perceba o quadro quando pegar nos dossiers. Pode ser. Não sou crente.

Sem comentários: