23 fevereiro 2005

O condenado regressará

"Nunca a maioria absoluta do PS esteve tão perto. Tal como a Marinha Grande foi o clik que "virou" a campanha a favor de Soares, também agora um incidente de campanha provocado pelo adversário pode representar para os socialistas o passo definitivo para a vitória absoluta. A concretizar-se um resultado histórico do PS, o culpado é só um: Pedro Santana Lopes. Nem o debate de hoje o deverá salvar".

1 - Escrevi estas linhas no dia do debate entre José Sócrates e Santana Lopes, a propósito das insinuações de Lopes sobre os "colos" do secretário-geral do PS. Espero, sinceramente, que o ainda primeiro-ministro tenha aprendido uma grande lição dada pelo povo português: não vale tudo para manter o lugar.

José Sócrates conseguiu, de facto, um resultado histórico. A principal causa da maioria absoluta do PS tem um nome: Pedro Santana Lopes. Se a política portuguesa tivesse lógica, Lopes teria morrido politicamente no passado domingo. O péssimo desempenho como primeiro-ministro, a campanha de baixarias por si promovida e a falta de vergonha na cara para dizer que não abandona a vida política são elementos suficientes para uma reforma política compulsiva.
Mas, não. Depois de uma travessia no deserto, como ontem o "amigo-comentador" Luís Delgado afirmou na SIC-Notícias, regressará daqui a uns tempos. Talvez para se recandidatar à Câmara da Figueira da Foz...

2 - José Sócrates não fez por merecer a maioria absoluta. Fez uma campanha morna, programada ao mílimetro, com apenas três propostas concretas: o cartão único, os 300 euros de complemento de reforma e a introdução do inglês no ensino básico. Muito pouco para a maioria absoluta. Ao contrário do que Pedro Silva Pereira começou a contestar logo na noite das eleições - Marcelo Rebelo de Sousa dixit - os portugueses votaram no PS para afastar Santana Lopes e seus cúmplices no PSD do Governo durante 4 anos.
"Não me quero comprometer" foi a a frase mais vezes repetida por José Sòcrates. Ainda ontem voltou a fazé-lo em Belém, a propósito da proposta de referendo sobre o aborto para Junho do Bloco. A partir da sua indigitação como primeiro-ministro, Sócrates vai ter que se comprometer.
Primeiro, com o seu Governo. Veremos como vai pagar as "divídas" próprias destas situações. Teve o partido unido em seu redor e agora os cobradores de fraque das diferentes "capelinhas" já estão a bater à sua porta.
E depois com o programa de Governo. Sendo o líder do PS mais à direita da história do partido, de Sócrates não espero um programa em que o Bloco e o PCP se revejam. Bem pelo contrário. A conflitualidade entre o PS e os partidos à sua esquerda deverá aumentar nos próximos 4 anos. Disso depende a sobrevivência dos comunistas e dos bloquistas.
Mas também não espero que a reforma da Administração Pública - a reforma das reformas -seja levada até às últimas consequências. O conservadorismo da velha esquerda republicana e sindicalista não deixará que isso aconteça.
José Sócrates tem todas as condições para ser um bom primeiro-ministro. Veremos se conseguirá sé-lo. Melhor que Santana Lopes será, concerteza. LR

Sem comentários: