03 fevereiro 2005

O cartonete do Lopes

O tema já foi tratado em diversos OCS's, mas não posso deixar de "mandar" a minha bicada: o cartaz do PSD intitulado "Este sabe quem é".

Questão para debate filosófico: a que "agente" se refere aquele cartonete?

Temos duas alternativas: ou se refere ao eleitor/votante ou ao próprio Lopes.

Analisemos, então.

Quem é que sabe??

1-Será o eleitor, transeunte que se confronta com aquela "gema" do publicitismo (sim, que por ser tão mau aquilo não é, por certo, publicidade) político? Não pode ser porque é impossível que todos os eleitores saibam quem Lopes é. Os eleitores de "Rossio ao Sul do Tejo", povoação que Lopes nunca visitou, não o conhecem fisicamente (ainda bem digo eu! porque aquilo, nas palavras da minha Aurora, não tem ponta por onde se lhe pegue), muito menos conheceram as meninges do Lopes e suas apófises para-intelectuais, ou mesmo os seus bravos e heróicos feitos: tentem perguntar a Celeste Cambota (habitante e eleitora de Rossio ao Sul do Tejo) se conhece os buracos que "O Lopes" deixou na Figueira e no Marquês?

2-Será o próprio Lopes? Será que ele sabe quem é? E o que é que ele é? Dirigentis desportivus, advogadus, jurisconsul, comentadoris politicus e desportivus, dirigentis politicus , "autarcus interruptus". Pai, multiplo pai, marido, plurimarido, relacionado cinhico, relacionado florico????? O homem não faz a mínima ideia do que anda aqui a fazer. O homem não é um líder, é um busca-pólos...é uma bússola numa siderurgia!! Nada se lhe conhece , porque de muitos "nadas" ou de muitos "poucos" é feito o seu passado. Nem os livros que saíram sobre a sua alegada "obra" foram escritos por ele. Nem é ele que escreve os seus discursos. Será que ele está convencido que é um entendido em alguma coisa? Acho que não, e tal facto nota-se na insegurança e auto-desconfiança que o Lopes tem apresentado nos últimos tempos e nas suas últimas intervenções.

Daqui se extrai que o cartonete (que esteticamente é um dejecto!) tem um conteúdo balofo e seco, ou seja, não o tem, concorrendo, por isso, com a paisagem pelo preenchimento do campo visual dos cidadãos. Mas, como em comparação com a paisagem o cartonete fica sempre a perder, menos razões existem para a sua existência e permanência.

A conclusão que apresentamos para esta nossa incursão pelo campo da filosofia do "egocentrismo cartonitico" é:

"abatam-se os cartonetes do Lopes".

P.S. Abraços para o Luís e para o David e para a "boa alma" de Viana do Castelo. Como diriam os Da Weasel : "Santa Luzia power"!!

Sem comentários: