15 novembro 2005

Actos de fé

A entrevista de Cavaco Silva, ao contrário do que se vai dizendo por aí, não foi patética, nem desonesta, nem arrogante. Não foi, simplesmente porque a entrevista... não foi. Cavaco Silva, ontem na TVI, não foi, nem sequer quis ser. Optou pelo silêncio, total, sem concessões. O resultado, óbvio, foram algumas contradições e outras tantas incoerências. Alguns exemplos:

1. Cavaco diz que é cedo para avaliar o Governo. Diz também que não pode avaliar o primeiro-ministro porque cabe a Sampaio, até Março, esse papel. Mas a verdade é que o próprio Cavaco já avaliou este mesmo Governo em algumas ocasiões. Fez isso quando Campos e Cunha saiu, criticando, e também quando Sócrates manteve a promessa de referendar o aborto, elogiando.

2. Cavaco diz, também, que quer remar ao lado do Governo em matérias decisivas para o país. Promete cooperação. Mas, depois, é-lhe perguntado se teria aceite remar ao lado de Guterres, que tanto criticou. E não responde. É uma incoerência, tão só custo de um silêncio forçado. Porque é óbvio que Cavaco não ficaria ao lado de Guterres, porque é óbvio que Cavaco só aceitará remar ao lado de Sócrates se - e apenas se - Sócrates quiser remar na mesma direcção que ele.
O Governo e o Presidente podem bem estar de acordo quanto aos objectivos. O problema será, como sempre foi, quando não estão de acordo quanto às políticas para os atingir. Mas isto Cavaco não disse e não dirá.

3. Já agora, os cartões vermelhos. Constança Cunha e Sá - uma vez mais no ponto certo - lembra o professor que foi ele próprio quem pediu um cartão vermelho a Guterres, nas autárquicas de 2001. Diz agora Cavaco que Guterres fez mal em sair. O mesmo Cavaco que alertou - e bem - para o descalabro para que Portugal caminhava sob a orientação do engenheiro.


Dito isto, o problema da entrevista de Cavaco é a evidência de que algo vai mal em terras de Portugal. O professor considera que a melhor maneira de vencer eleições é falar o menos possível - assim como Sócrates o achou e acabou por conseguir uma maioria absoluta. Percebo a tentação, mas não posso aceitar a tese: é que, assim sendo, as eleições em Portugal tornam-se um acto de fé.

Acreditamos, porque sim, que X é o candidato certo e que Y é o candidato errado. É um caminho errado da nossa democracia, não só porque não sabemos no que estamos a votar, mas também porque nos será impossível pedir contas a quem é eleito. É triste, mas as presidenciais estão transformadas nisto: meros actos de fé. Rezemos, então.

6 comentários:

Anónimo disse...

A campanha de Cavaco é simples: a cada pergunta, Cavaco dá não-respostas, começando pelo bordão "eu acho que não devo...", porque um presidente não deve. Estamos a ver Cavaco, se fosse eleito, num cenário de Crise: Senhor Presidente, dissolve ou não dissolve? - O Presidente está acima da dissolução; Atentado bombista: Senhor Presidente, que vamos fazer? Um Presidente está acima da dissolução; Invasão do Paquistão: Senhor Presidente, Portugal vai mandar tropas ou não? - Um Presidente está acima das invasões; tornado, sismo, tsunami: que vamos fazer? - Um Presidente está acima das catástrofes! Queda de um meteorito, choque de planetas, desvio da órbita terrestre: um Presidente está acima dos astros! Já tínhamos percebido!
Miguel

Anónimo disse...

A campanha de Cavaco é simples: a cada pergunta, Cavaco dá não-respostas, começando pelo bordão "eu acho que não devo...", porque um presidente não deve. Estamos a ver Cavaco, se fosse eleito, num cenário de Crise: Senhor Presidente, dissolve ou não dissolve? - O Presidente está acima da dissolução; Atentado bombista: Senhor Presidente, que vamos fazer? Um Presidente está acima das bombas; Invasão do Paquistão: Senhor Presidente, Portugal vai mandar tropas ou não? - Um Presidente está acima das invasões; tornado, sismo, tsunami: que vamos fazer? - Um Presidente está acima das catástrofes! Queda de um meteorito, choque de planetas, desvio da órbita terrestre: um Presidente está acima dos astros! Já tínhamos percebido!
Miguel

Anónimo disse...

Cavaco, espabila.....TVI es de Prisa......

Anónimo disse...

Vocês falam de barriga cheia. Se tivessem atentos à Madeira sabiam que o Alberto João Jardim PROIBIU todos os candidatos a Pr de Câmara de participar em debates. Resultado ninguém conhece as ideias ao o programa dos cadidatos do PSD, mas eles ganharam. Isto é uma ditadura detro de Portugal, que parece que niguém leva a sério.

Anónimo disse...

Dear David Dinis,

I perused your post (Actos de fé) with much interest as I was looking for ways to buy and sell highway construction project. Unfortunately your article was not exactly what I was looking for
highway construction project. But luckily there is a site I have found that allows you to buy and sell anything like highway construction project on interest free credit and you can pay for your highway construction project whenever you want. Here's the link one more time: highway construction project.

Anónimo disse...

"BEM-VINDO, MR. CHANCE": Este filme muito sugestivo aplica-se como uma luva a Cavaco Silva: um homem que não lia jornais, não lia livros, dizia coisas banais, tão banais que muitos julgavam estar a usar metáforas, chega a ponto de estar em vias de ser Presidente dos EUA, e só não chega lá, porque, surgindo do nada, desaparece, engolido pela bruma e paul, antes de que o desastre se consuma.