13 setembro 2004

Breve nota sobre taxas moderadoras

Confesso que tenho alguma aversão à discussão sobre a Saúde, mas apenas porque o meu ponto de partida é diferente – mas isso fica para depois. Mas hoje as taxas moderadoras são o tema do dia, depois de Santana Lopes ter prometido introduzir as taxas moderadoras que estão no Programa de Governo há dois anos. Para ser rápido, ficam três notas:
1. Não gosto do conceito de taxas moderadoras, apenas porque me incomoda que uns tenham mais direitos que outros numa sociedade livre e aberta.
2. Para ser rigoroso, tenho que admitir que o SNS precisa de um novo modelo. Sabemos que assim não tem dinheiro, não só porque a sociedade envelheceu e a nova tecnologia de saúde é cada vez mais cara, mas também porque o desperdício é mais que muito. Assim, admito a discussão do assunto. Quem não concorda que proponha algo de diferente.
3. Assim sendo, uma ideia: já que o Governo quer fazer cartões diferentes consoante os escalões de rendimento (o que me parece, desde logo estranho por várias razões), então que impeça os que não apresentaram declarações de impostos de ter acesso a cuidados de Saúde. Pode ser que assim alguns metam na cabeça que têm de o fazer.
P.S. Só para acabar, ficam as dúvidas sobre o conceito: se querem taxas moderadoras na Saúde, então o que fazer na Educação, transportes, ou mesmo na segurança, etc?

Sem comentários: