17 setembro 2004

Sultanas, bifes da vazia e o achómetro do Dr. Bagão Félix

Não sei se repararam ontem naquele programa de continuidade da RTP a seguir ao futebol, apresentado pela mulher do Dr. Seara (não o comentador da bola da SIC Noticias, antes o Presidente da C.M.de Sintra...sim que isto de ser primeira dama aumenta o estatuto).

Nesse programa assistimos à apresentação pelo Dr. Félix do POGE e do PGOP (explico, Pré-Orçamento e Pré-Grandes Opções). Confrangedor...não há uma linha de conteúdo que se aproveite(e fala ele de produtividade e de competitividade). De qualquer das maneiras não é tanto isso que me interessa. O que me chamou a atenção na exposição do Dr. Félix foi a quantidade de vezes que o personagem, na ânsia de legitimar o seu afastamento da linha traçada por Ferreira Leite, utilizou as expressões "eu acho" ou ainda o "é minha opinião".

Duas notas:
1º A economia embora seja uma ciência mais ou menos oculta (como diz muito bem o homem que anunciou "urbi et orbi"que não há almoços grátis) não é, todavia, uma matéria de opinião... por isso é que é uma CIÊNCIA e quem é nela formada até tem direito a inscrição na Ordem Profissional respectiva e tudo. Como diria Pedro Tochas "ou é ou não é". Pelo que afirmar que "é minha opinião" ou que "acho que é preferível isto ou aquilo" não serve como justificação para opções que marcam a vida dos portugueses e das empresas.

O Dr. Félix não se pode esquecer que não está a dar a opinião sobre o novo vestido (provavelmente ROSA- inside joke) da mulher!!! (que ficámos a saber ontem, que é funcionária pública...a propósito, o que terá a Sra. Félix dito ao seu marido quando soube que depois de dois anos sem aumento, este ano só ia ter um aumento de 2,2%? Espero que ela lhe corte no bife e em vez de lombo lhe dê vazia ou pá!)

2º Começamos a verificar que o Dr. Félix para além de opiniões a mais, tem umas quantas diferentes da antecessora (o que já deu confusão com o Ministro da Saúde, das Obras Públicas e dos Assuntos Económicos). Mas se assim é, onde está a continuidade que Durão Barroso e Santana Lopes prometeram a Sampaio?

Nota final:

Com excepção de Pina Moura, os últimos Governos Constitucionais (either PS or PSD/CDS) habituaram-nos a Ministros das Finanças com uma certa dimensão, craveira intelectual e com um sentido de Estado e uma postura que inspirava algum respeito. Ainda no outro dia vi a Drª Manuela Ferreira Leite a guiar o seu BMW verde de 1999 e pensei "Ora ali vai uma mulher séria e sabedora...que pena ter um irmão daqueles".

Ora o Dr. Félix desiludiu-me. Montado no seu achómetro, esse instrumento do demónio que permite a legitimação de qualquer bacorada, ficou ontem bastantes furos abaixo da clareza e da clarividência e, porque não, da presença (serenidade, confiança, certeza, saber...estes são algumas das qualidades pessoais exigidas) que se exigem a um Ministro das Finanças (mesmo neste período pós-PEC que ainda assim é bem melhor que o PREC).

Espero que Bagão não se torne com o passar dos dias ( e com a amostra dada ontem teme-se o pior) num bago, num baguinho ou, pior ainda, numa sultana...mirradinha, mirradinha!

Tudo de bom para vós...

Sem comentários: