09 fevereiro 2006

Um país meio coberto de vergonha

Moralmente superiores, jornalistas, bloguistas e políticos, temos passado os últimos dias a discutir os atrasos civilizacionais daquelas gentes muçulmanas que obrigam as mulheres a usar burka e, com grande lata, se atrevem a atacar os interesses da civilização europeia.
Por um minuto sejamos capazes de esquecer a burka deles e olhemos para a nossa meia-burka que deixa o sexo de fora para que o país possa regredir à selva. Uma selva em que uma história é apenas uma história e nem sequer faz pensar.
A notícia surgiu hoje no Jornal de Noticias e no Correio da Manhã. Os outros, os jornais de referência, não se podem dar ao luxo de reflectir a vida real. Mesmo o JN e o CM limitam-se a dar a história, sem reflectir muito no que ela significa. Passo a contar:
Um empresário, de 38 anos, com uma situação financeira folgada, é suspeito de abusar sexualmente de uma cunhada com apenas 12 anos. A criança confirma, mas diz que gosta muito do cunhado e não quer que ele vá preso. A criança é de uma família pobre e é irmã da mulher do empresário com quem casou aos 15 anos por estar grávida. O empresário ia buscar a criança à escola todos os dias. Não vale a pena mais pormenores. Toda a gente que girava à volta desta família poderia perceber o que se passava, mas ninguém fez nada.
Esta é também a história de um país que se julga moderno porque tem OPA's, MNE's e discute cartoons. Esta é também a história de uma sociedade que faz de conta que tem vergonha na cara e que, por isso, a tapa, deixando tudo o resto ao deus dará.

6 comentários:

Anónimo disse...

Cá esses senhores vão presos. Graças a Deus.

FT disse...

Falta-nos decoro. A nós, ocidente.

Anónimo disse...

Patética a mistura de assuntos e a confusão. Como se fosse possível controlar toda a gente ou ter todos programados por computador.

lucklucky

FT disse...

São sempre quatro

Anónimo disse...

O que é que tem a ver o facto de acontecer num sítio qualquer do nosso país, uma história de abuso de menores - ainda que muitos tenham feito vista grossa - , com o maior ou menor desenvolvimento de Portugal?
Nos países mais desenvolvidos económica e socialmente, não há casos tão miseráveis quanto este?

Anónimo disse...

O problema foi como apresentaste o caso.
A não ser que demonstres que isso é comum em Portugal.

Lucklucky