29 novembro 2004

A alternativa ainda não chegou

O Governo está em pleno processo de implosão. A demissão de Henrique Chaves limitou-se a acelerar o desmoronamento do Executivo lopista. Santana Lopes bem pode queixar-se da comunicação social e de Cavaco Silva – a quem chamou ontem de “traidor” – que o seu maior inimigo é ele próprio. O seu “political killer instinct” pouco espaço deixa à oposição para inovar na crítica.
E aqui reside a segunda parte da questão. O que o País necessita é de um Governo socialista governado por José Sócrates? O PS está preparado para governar?
Sinceramente, não sei.
Com pouco mais de dois meses como líder, José Sócrates tem feito uma oposição discreta, suave e na qual o próprio secretário-geral do PS aparece pouco. A táctica de resguardo e a recusa em cavalgar as diferentes ondas mediáticas perante os sucessivos casos da governação santanista é, de forma geral, correcta. Ontem, Sócrates voltou a estar bem ao não ir atrás do histerismo demissionário do BE e do PCP.
Contudo, nalguns casos particulares, o comportamento do PS só é compreensível à luz dos compromissos com o Bloco Central dos interesses que nos governa.
Com a situação política a degradar-se de dia para dia, José Sócrates não pode demorar muito mais tempo a apresentar políticas alternativas que sejam sustentadas por caras novas.
A mudança só faz sentido se tiver em conta o futuro e não o passado. Defender uma espécie de guterrismo reciclado não chega para chegar ao poder. É preciso muito mais do que os “Estados Gerais – parte II” ou “Recordar John Kennedy em Lisboa”. LR

Sem comentários: