19 novembro 2004

Resposta à arrogância

Os esquerdistas portugueses costumam ter um problema comum: a arrogância. Pensam também que ao nascerem lhes foi revelado o único caminho possível para a verdade absoluta. Por isso mesmo é que têm problemas com quem pensa de forma diferente. A democracia, muitas vezes, é um conceito que lhes é estranho.

O António Mira é um amigo e um académico respeitado, que tem todo o nosso apoio numa altura em que foi insultado por escrever a sua opinião com base em informação válida que foi publicada noutros órgãos de comunicação social.

O JPH irritou-se. Costuma acontecer com frequência. É bom que isso aconteça. É sinal que está vivo e participativo na vida da nossa comunidade.
O problema é que resolveu partir para o insulto fácil e extemporâneo, sem pensar antes de escrever.
No teu jornal tens uma secção chamada "Pessoas" - salvo erro - em que é abordada quase em exclusivo a vida privada de gente mais e menos célebre. Isso sim é mais um sucedâneo do "Dantas". Uma só pergunta: será que o João Pedro alguma vez escreveu ou contribuiu algumas linhas nessa secção?

Desiludam-se, portanto, aqueles que pensam que o David Dinis - é com "s" não com "z" - e o Luís Rosa praticam ou pactuam com actos de censura. Esses actos ficam com quem os pratica.

Luís Rosa, David Dinis e Bruno Proença

4 comentários:

Anónimo disse...

Meus caros Luis Rosa e David Dinis:
Folgo em saber que as referências/fontes do Insubmisso são o 24 Horas e o Pessoas do Público. É, de facto, um patamar de excelência.
Peço desculpa ao David por ter trocado o "s" pelo "z" e agradeço os elogios (leia-se esquerdista).
Passar bem,
Francisco Trigo de Abreu

Anónimo disse...

Meus caros David e Luís,
Vocês sabem perfeitamente que alguns dos 'posts' de António Mira são uma coisa muito reles, próprias de "Dantas" e quejandos. Porque vos considero muito, pessoal e profissionalmente, estranha-me que esses tipo de coisas se abriguem no vosso blogue - que até apregoa a "liberdade individual responsável".
Assim, só por solidariedade acéfala vossa com o vosso "académico respeitado" é que se pode considerar:

a)que o "Pessoas" do PÚBLICO é um "sucedâneo" do "Dantas";
b)que o PÚBLICO e a Visão escreveram sequer algo parecido com as alarvidades de António Mira;
c)que esta polémica tem o que quer seja a ver com a "arrogância" dos "esquerdistas portugueses" (que não discuto).

Por último: O sr. dr. Mira dedicou-me dois 'posts'. Um deles desapareceu. Foi um acto de "censura" ou de "liberdade individual responsável"? E o A. Ulisses, o que é feito dele? Foi de férias? Ou tem mais que fazer?

Um abraço amigo do vosso
João Pedro Henriques

Anónimo disse...

Tou farto desta merda. De boatos e insinuações. Abandono O Insubmisso.
Ass: A. Ulisses

Anónimo disse...

ESCLARECIMENTOS

1.O 2º post de António Mira sobre JPH perdeu-se não por "censura" ou por "exercício de liberdade individual responsável", antes porque a tecnologia de informação "às vezes se substitui a deus" e decide retirar, sem aviso prévio, aquilo que lhe tinham dado instruções para lá colocar, mantendo todavia aquela qualidade divina de "escrever direito por linhas tortas" (se calhar o objecto do post não merecia que, sobre o caso em discussão, António Mira se pronunciasse mais do que aquilo que se houvera pronunciado)


2. Alarvidade define-se como a qualidade do alarve; e este último define-se como: a.lar.ve adj m+f (ár al-`arab): Brutal, rústico, indelicado, Ignorante, Beduíno salteador, Labrego, grosseirão, Lorpa, pateta, Glutão (Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa).

Com efeito, António Mira escreve alarvidades (atendendo à definição precisa que o dicionário em epígrafe apresenta), mas felizmente a "Visão" também. Tudo aquilo que por António Mira foi escrito vem, com outro estilo, na edição da revista "Visão" da passada semana, páginas 53 e segs.

Se JPH, ao indicar que António Mira escreve alarvidades, tenta insinuar que ele é um Beduíno salteador...não. Não é, nem será. António Mira é um ser gentil que lê o Público, gosta de miosótis e detesta areia, pelo que não pode ser beduíno. O seu peso superior aos 100 quilogramas impede-lhe de ser “saltador” quanto mais “salteador” (o que implicaria saltar e correr com o que se roubou)

3. António Mira tem, para quem não o conhece, personalidade esquizofrénica com traços de perseguição, tripla personalidade e anda a ser tratado a lítio.

Uma das personalidades referidas assegurou-me em confidência que, e passo a citar

“Estou muito preocupado porque as pessoas já sabem que eu sou Dantas”,
eu tentei tranquilizá-lo e disse-lhe que ele se arriscava há muito a ser descoberto, sobretudo por causa daquilo que andava a escrever. Ao que ele me respondeu
“Pelo que escrevi???!!! Não é isso, há pessoas que sabem que eu actuo no “Finalmente” como “Verónica Dantas-aaaaaaaaaaaa transformista que vem do frio”, vai para 3 anos”