22 novembro 2004

Fim-de-semana de empatas I

  1. O Sporting e o Benfica perderam este fim-de-semana a oportunidade de devolverem maior emotividade à Liga, aproveitando a derrota do FCP, no Dragão, perante o Boavista, em mais um jogo do campeonato com os senhores do apito em grande evidência.
    Os empates de Sporting e Benfica – pior este último, uma vez que jogou em casa – dão uma falsa ideia de maior competitividade no futebol português. Ao contrário do que poderá parecer, não há uma aproximação do nível médio das várias equipas, mas, pura e simplesmente, crises nos ditos grandes. Benfica, Sporting e Porto já viveram melhores dias e o futebol que praticam está aí para o provar.
  2. Ainda assim, estas crises não são homogéneas, têm graus e abrangências diferentes. E o Porto, mais uma vez graças ao trabalho do seu Presidente, tem a posição menos má. As contas estão equilibradas com a venda de Ricardo Carvalho, Deco e companhia, jogadores fundamentais nos últimos sucessos do clube, mas que foram substituídos por outros com nível suficiente para garantirem vitórias no campeonato nacional, casos de Pepe, Diego ou Luís Fabiano.
    Desta forma, os problemas dos azuis e brancos residem apenas no treinador e em expectativas demasiado elevadas. Ou seja, o clube continua órfão de José Mourinho e vai continuar assim por muito tempo, porque o actual treinador do Chelsea é de outra galáxia. E Fernandez não tem metade das qualidades de Mourinho. Por outro lado, os adeptos habituaram-se a um patamar de vitórias insustentável para qualquer clube português. Nenhuma equipa portuguesa tem possibilidades financeiras e organizativas para lutar pela vitória nas provas da UEFA. O que aconteceu ao FCP nos últimos dois anos foi um grande feito, que dificilmente se repetirá nas próximas décadas.

Sem comentários: