25 novembro 2004

E tudo o vento levou…

A democracia não é um sistema perfeito. Até as pessoas mais bem intencionadas ficam deslumbradas com o poder. É o caso de Paulo Pinto Mascarenhas (PPM) e de José Bourbon Ribeiro (JBR).
A propósito de uma crítica moderada de Pedro Mexia ao CDS/PP de Paulo Portas, PPM e JBR, respectivamente assessor do ministro de Estado e chefe de gabinete do ministro de Estado, resolveram importar hábitos de outras paragens: atacar o crítico e não os argumentos de quem critica. Um comportamento estalinista, portanto.
PPM considera que Paulo Portas não fez nada de mal. Que ingénuo!
JBR não usa paninhos quentes e classifica Mexia como um velho rabugento que não tem lealdade orgânica. “Lealdade orgânica?!!!!!! Nem o Barnabé Daniel Oliveira se lembraria de melhor…
PPM foi jornalista do Independente durante, salvo erro, mais de 10 anos. JBR trabalhou na mesma redacção durante muito menos tempo. Ambos defenderam e praticaram um jornalismo agressivo de contra-poder. Hoje queixam-se do mesmo tipo de jornalismo – porquê, Senhor!!!!!! - que Paulo Portas lhes incutiu no sangue. Surprise, suprise, surprise! Só um comentário: Deus é justo.

Mas Pedro Mexia tem razão. O Paulo Portas político não tem nada a ver com o Paulo Portas jornalista. Mudou a cenografia e substituiu as convicções de outrora.
Portas jornalista era conservador nos valores e liberal no juízo de comportamentos sociais. Paulo Portas político é dogmático nos valores e moralista no juízo de comportamentos sociais. Por isso tem a bandeira da criminalização do aborto junto ao seu coração de actor.
Portas jornalista era profundamente anti-federalista. Portas político fez uma pirueta para entrar para o “arco governativo”, dando de seguida uma cambalhota para se manter no poder. Na semana passada chegou ao desplante de afirmar que o Tratado Constitucional não traz nada de novo. É “Constitucional”, não é? Sobrepõe-se à Constituição, não é? Ora aí está uma novidade. Mas há mais. É só ler o texto.

No actual Governo, dos ministros nomeados pelo CDS/PP, apenas Paulo Portas se destaca com o bom trabalho que tem vindo a fazer no Ministério da Defesa. Dos outros, pouco resta. Até Bagão Félix está em risco de perder a credibilidade que acumulou como ministro do Trabalho. Luís Nobre Guedes começou bem com o caso GALP/Matosinhos, mas ainda é cedo para avaliações, tantos são os interesses poderosos instalados no seu sector. Telmo Correia está desaparecido e só retive uma vaga aposta em campos de golfe para combater a sazonalidade do Algarve…
Em 2006 ou mais cedo, será o CDS/PP que estará em causa. Porque Portas político terá sempre safa. LR

Sem comentários: