12 novembro 2004

Sócrates no Congresso da Democracia Portuguesa



O cenário era requintado, bem a seu gosto.

À esquerda, até ao palco, um jardim projectado por Ribeiro Telles ou Caldeira Cabral. "Tenho que me lembrar depressa do arquitecto porque pode ser motivo de conversa no intervalo", pensou José S. enquanto sorria monalisicamente a todos quantos o cumprimentavam.

Sentou-se no lugar que lhe estava reservado pela organização para a sessão.

António G. já estava no palco. Estava sentado, ajeitando a melena, agora mais esbranquiçada do que no apogeu.

"O que eu gosto deste homem" disse José S. para o dono de Gastão que, surpreendentemente, estava à sua direita. "Por ele era capaz de fazer tudo" concluiu José.

Eduardo F. R. olhou para José S. com aquele olhar desconfiado próprio dos heterosexuais ameaçados.

António G. começou a falar. Não interessa sobre o quê. Falou. Como só ele sabe falar. José S. pareceu-lhe tê-lo ouvido falar de origamis e peixes dourados, de luas e tigres de papel, de reality shows e quintas de celebridades. E António continuou a falar. Como nos bons velhos tempos. Falou à Fidel. Horas e horas. Sobre nada. Sobre ninguém. Sobre tudo, diria Prado Coelho, tentando resgatar António para o campo da tradição francófona e sorbonística.

Mas no final José S. não resistiu...mesmo não vendo mais ninguém saltar, saltou. E bateu palmas vibrantes como vira na televisão aos congressistas dos congressos do P.C. Chinês.

Saltou e aplaudiu e deu gritinhos estridentes e correu a abraçá-lo e disse-lhe "António, és um rapaz de Lisboa, és um cidadão do mundo, és português, és da internacional, ai que vou fazer de ti um homem, vou fazer de ti presidente". E as afirmações eram sublinhadas pelos jeitos de mão que já ensaiara no debate mensal no parlamento do mês anterior.

E continuou com os gritinhos e com as promessas de futuro e com expressões de amor que lhe cortavam a respiração e o arrebatavam. Sonhava acordado com a glória, as glórias.

Ao longe apareceu Catarina, mulher de António.

José pigarreou, endireitou as costas, masculinizou a pose e disse a António "Para a semana marcamos uma reunião para analisarmos Barcelos" e arrancou rápido para mais uma infindável reunião do Conselho Económico e Social do seu partido.

Nem António compreendeu a urgência da saída. Mas Catarina obteve ali a prova de que António andava a ser assediado para outros vôos.

Tudo de bom

Sem comentários: