22 novembro 2004

Soares

Eu gosto de Mário Soares. Não só por ter lutado em 75 contra os comunistas e os barnabés como também pelo simples facto de ser um bom burguês português. O facto de ter liderado o PS até 1986 impediu que os esquerdistas do Verão Quente tenham alcançado mais cedo o poder interno socialista. Com Soares, o PS foi um rival, mas nunca um inimigo do centro-direita sociológico.
Mas como bom burguês, Mário Soares também tem direito ao disparate. Afirmar que se não fosse a entrada para a União Europeia, já teriamos tido um golpe militar, é uma patetice. Este tipo de argumentação para defender o “sim” no referendo não passa de demagogia barata.
Mas demonstra que os federalistas já começam a ter receio do referendo. Por esta blogosfera fora, federalistas assumidos já pensam em votar “não” depois de conhecerem a enigmática pergunta acordada pelo Bloco Central. A chuva de críticas à questão que o Tribunal Constitcional terá que apreciar solidificou as minhas dúvidas quanto à realização de um referendo. Não acredito que o Bloco Central aceite uma consulta popular, se a vitória garantida do “sim” português correr o risco de se transformar numa vitória tangencial. Vamos ver, David. LR

Sem comentários: