22 novembro 2004

Com uma pergunta destas como é que os Federalistas não hão-de andar exultantes

Se o Presidente da República nada tiver a dizer nos próximos 8 dias a primeira batalha da Guerra da Constituição será ganha pelos partidários do "Sim à Constituição".

O
texto da pergunta a efectuar no referendo, resultante do acordo entre PS e PSD, é perfeitamente incompreensível e parece mais um título do jornal "A Capital" nesta sua fase "Osoriana"(A página inteira de hoje é de morte...e não é humor negro) do que uma questão simples, directa, concisa e objectiva, como se impõe!!!!

Das 2, uma:
1. Acolhem a proposta de Jorge Miranda (RTP, Telejornal, 6ªfeira passada) da existência de uma única pergunta no texto com uma formulação canónica, ou
2. Aproveitam para colocar na mesma pergunta todas aquelas questões que andam há séculos para ser aprovadas e ninguém tem coragem para aprovar

Por nós, e para o debate, sugerimos que a formulação a constar seja a seguinte:

"Concorda com a Carta de Direitos Fundamentais, a regra das votações por maioria qualificada e o novo quadro institucional da União Europeia, nos termos constantes da Constituição para a Europa, com a criação do Concelho de Canas de Senhorim, com o Perdão Fiscal das Dívidas de todos os Clubes de Futebol, com a concessão incondicional e definitiva dos hospitais-empresa a entidades privadas, com a aclamação e entronização de D. Afonso como Rei de Portugal, com a expulsão do José Peseiro do Sporting, com a inclusão nos menus escolares de todas as escolas do primeiro ciclo a norte do Guadiana de um prato semanal de morcela de arroz com Ananás dos Açores?"

NB.: O tamanho do corpo de letra da pergunta é federalista e é, obviamente, propositado!!!


Tudo de Bom



Sem comentários: