17 novembro 2004

O orçamento e as surpresas do PS

O debate sobre o orçamento começou com um PS surpreendente.
Surpreendente?! Sim, por duas razões:

José Sócrates resolveu assumir uma posição politicamente incorrecta e afirmar-se contra descidas de impostos numa altura em que a situação orçamental não é estável.
É uma posição pouco natural, vinda de quem, ainda em 2000, aprovou em conselho de ministros uma redução de IRS precisamente quando o ciclo económico entrou em baixa;
É uma posição pouco natural, num PS que andou dois anos a protestar contra um Governo que reduzia o IRC, quando - dizia esse PS - devia dar prioridade às pessoas e não às empresas;
É uma posição pouco natural num líder partidário que procura o seu espaço de afirmação política num contexto que o pode, a breve prazo, levar ao poder.

Por tudo isto, a posição de Sócrates, apesar de pouco natural, é salutar. Mesmo que não seja mais do que uma opção conjuntural (ser contra este Governo), esta decisão do líder socialista produzirá efeitos no futuro. Responsabiliza-o. E isso é bom.

2º. Mas a posição do PS é também surpreendente por outra razão: é que, nos anos que passaram, este mesmo PS resolveu votar contra dois orçamentos por serem, precisamente, expansionistas. Tem mais investimento, é menos centrado no estímulo às exportações e mais no consumo, é, afinal, o orçamento que marca o fim da austeridade. Por tudo isto, o natural seria que o PS não votasse contra - se na política existisse alguma coisa natural. Não existe.

3., e concluindo:
Com dois sinais difusos, este PS resolve votar contra o OE.
Não sabemos ainda se o faz porque mudou, ou simplesmente porque nunca mudará.



Sem comentários: